Segunda-feira, Maio 13, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    Angola regista mais de 35 mil refugiados

    Angola tem registado 35 mil 644 refugiados, dos quais 22 mil 428 encontram-se na província da Lunda Norte e que necessitam de apoio internacional urgente, afirmou terça-feira, em Genebra (Suíça), o secretário de Estado para as Relações Exteriores, Téte António.

    O governante angolano, citado numa nota do Ministério das Relações Exteriores, fez essas declarações durante a 69ª sessão do Comité Executivo do Programa do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, que decorre na Suíça.

    Nesse quadro, segundo Téte António, o país presta assistência a cerca de 82 mil 833 cidadãos estrangeiros requerentes de asilo e de protecção.

    Apesar da situação financeira que o país atravessa, o secretário de Estado para as Relações Exteriores disse que o governo de Angola continua a salvaguardar o assentamento e protecção dos refugiados, dando-lhes o direito a terra para actividade agrícola, criação de postos de saúde, prestação e assistência alimentar e acesso a educação e o ensino.

    O responsável aproveitou o momento para sensibilizar a comunidade internacional no sentido de mobilizar recursos necessários para assistência e apoio a esses refugiados que dependem do apoio de países doadores e pessoas de boa vontade.

    Para Téte António, a implementação do Pacto Global para os Refugiados reforça a protecção de milhões de pessoas facilitará a ajuda aos países de renda baixa e média, sujeitos ao risco de conflitos.

    Téte António encontra-se desde segunda-feira em Genebra (Suíça) à frente de uma delegação multi-sectorial, em que se destacam os ministérios do Interior, da Família e Protecção da Mulher, bem como diplomatas da Missão Permanente de Angola nesse país da Europa.

    A 69ª sessão do Comité Executivo do Programa do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados decorre de 01 a 05 de Outubro em curso. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema