Domingo, Abril 28, 2024
10.2 C
Lisboa
More

    Violência inter-comunitárias provocam 44 mortes na Etiópia

    Quarenta e quatro mortos é o resultado da violência inter-comunitária que opôs sábado no Oeste da Etiópia, jovens das tribos gumuz e oromo.

    A informação foi veiculada terça-feira pelo “Walta Media and Communication” Corporate (WMCC), um órgão de informação próximo do governo.

    A zona Oeste da Etiópia é reivindicada pelas regiões Oromia e Benishangul-Gumuz.

    Um responsável de Comunicação do Benishangul-Gumuz citado pelo par WMCC, indicou que as violências foram desencadeadas pela morte de quatro dirigentes daquela região idos em Oromia analisar a situação de segurança, por jovens armados não identificados.

    Os jovens das duas tribos em confronto utilizaram pedras, fazendo com que milhares de pessoas fugissem da zona e as Forças de Defesa e Segurança interviessem, disse uma testemunha a AFP.

    A referida zona tem sido contestada há muitos anos pelas duas regiões. O Benishangul Gumuz situa-se no Oeste da Etiópia e faz fronteira com o Sudão, enquanto a Oromia prolonga-se do Oeste ao Sul, passando pelo Centro do país.

    Violências, muitas vezes inter-comunitárias com veleidades territoriais têm manchado primeiros meses do mandato do novo Primeiro-ministro reformador, Abiy Ahmed, empossado em Abril último, provocando um milhão de deslocados. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema