Domingo, Março 3, 2024
9.8 C
Lisboa
More

    Presidente João Lourenço consternado com morte de Rui Mingas

    O Presidente da República, João Lourenço, manifestou, esta quinta-feira, “profunda consternação” pela morte do nacionalista angolano Rui Mingas, ocorrida em Lisboa (Portugal), aos 84 anos de idade, vítima de doença.

    De acordo com uma nota chegada à ANGOP, o Chefe de Estado considera Rui Mingas como uma personalidade de grande prestígio, que em várias frentes e em diversas funções representou com talento, competência e dignidade o país.

    “Com profunda consternação recebi a triste notícia do falecimento de Rui Mingas”, lê-se na mensagem.

    Recorda que o inditoso começou por elevar o nome de Angola no atletismo profissional em Portugal e, desde cedo, se afirmou como compositor e cantor, como símbolo de resistência contra o poder colonial.

    A título de exemplo, refere a nota, pertencem a Rui Mingas “vários clássicos da música angolana, entre eles a música do Hino Nacional”.

    Acrescenta que, na Angola independente, exerceu cargos de responsabilidade política, tanto a nível interno como externo, e cívica, tendo sido deputado à Assembleia Nacional, secretário de Estado da Educação Física e Desporto, embaixador e reitor de uma universidade privada.

    “O seu passamento empobrece o nosso país e deixa de luto a sua família e toda uma vasta legião de amigos e companheiros de trabalho. A todos, em particular à sua viúva e filhos, expressamos as nossas condolências e os nossos sentimentos de pesar”, concluiu o estadista angolano.

    Um dos autores da letra do Hino Nacional de Angola, juntamente com o escritor Manuel Rui Monteiro, Rui Mingas participou activamente no processo que culminou com a independência de Angola, em 11 de Novembro de 1975, no termo de quase cinco séculos de colonização portuguesa.

    Da obra discográfica, destacam-se “Cantiga por Luciana”, “Poema da farra”, “Makezu”, “Muadiakimi”, “Birin birin”, “Monagambé”, “Adeus à hora da partida” e “Meninos do Huambo”.MCN

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Líder da Junta Militar do Chade anuncia candidatura depois do assassinato do líder da oposição

    O líder da Junta Militar do Chade, Mahamat Idriss Deby Itno, anunciou neste sábado, 2, a sua candidatura às...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema