Segunda-feira, Maio 13, 2024
16.3 C
Lisboa
More

    África impotente para travar o ébola

    (EURONEWS)
    (EURONEWS)

    Na África Ocidental, o ébola já matou mais de 4500 pessoas. Desde que o surto do vírus foi declarado, no início do ano, o número de infetados já ultrapassou 9000. Mas, a confirmarem-se as piores previsões da Organização Mundial de Saúde, em dezembro, irão surgir 10.000 novos casos por semana na região.

    A taxa de mortalidade do ébola é atualmente de 70% e a perspetiva de um crescimento exponencial do número de infetados está a lançar o pânico, para já mediático, um pouco por todo mundo.

    Na Libéria, um dos países mais afetados pela epidemia, uma grávida, que perdeu o pai e a mãe às mãos do vírus, pede “ajuda”, “dinheiro para a escola, para roupas, porque toda a roupa das crianças teve de ser queimada”.

    Vizinha da Libéria, a Costa do Marfim é um dos países mais em risco de ver o surto alastrar no seu território. Por isso, as autoridades de Abidjan multiplicaram, nos últimos meses, as campanhas de informação e prevenção junto da população. Há canções sobre a doença a passar na rádio e na televisão. Avisos sobre a melhor forma de prevenir o contágio são escutados nos mercados.

    “Se não passamos a mensagem da prevenção, vamos ter casos na Costa do Marfim”, avisa um trabalhador humanitário, consciente que a questão não é saber se o vírus vai chegar, mas sim, como combatê-lo e evitar que alastre, mesmo que ainda não tenha luvas e máscaras para se proteger.

    Entretanto, já chegou à Serra Leoa parte do contingente de 750 militares que o Reino Unido disponibilizou para o combate ao ébola na África Ocidental. Um navio-hospital britânico deverá ancorar em Freetown nas próximas duas semanas e está a ser preparada a formação de 2500 sobreviventes do vírus para ajudarem nos centros de quarentena. (euronews.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema