Segunda-feira, Maio 13, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    Angola terá Embaixada do México nos próximos tempos

    Os Estados Unidos Mexicanos vão abrir nos próximos tempos, uma Embaixada em Angola visando o incremento das relações de cooperação com o país, nos domínios políticos, económicos, entre outros, anunciou hoje, sábado, em Luanda, o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

    Georges Chicoti - Ministro das Relações Exterior de Angola (Foto: Alberto Julião)
    Georges Chicoti – Ministro das Relações Exterior de Angola (Foto: Alberto Julião)

    Delegações dos Estados Unidos Mexicanos e de Angola mantiveram hoje conversações oficiais no Ministério das Relações Exteriores, que resultou na assinatura de um acordo geral de cooperação técnica, educativa e cultural entre os dois países.

    Secretário das Relações Exteriores do México, José António Meade (Foto: Ulises Ramirez Castillo)
    Secretário das Relações Exteriores do México, José António Meade (Foto: Ulises Ramirez Castillo)

    Pela parte angolana, rubricou o acordo o ministro Georges Chikoti, enquanto o México teve como signatário o secretário das Relações Exteriores, José António Meade.

    Em declarações à imprensa no final das conversações, o ministro angolano das Relações Exteriores disse que o México é um parceiro importante para Angola e que com o acordo será possível a formação de quadros angolanos nos Estados Unidos Mexicanos, assim como promover maior investimento entre os dois países.

    Frisou que as equipas técnicas dos dois países irão se encontrar no mais curto espaço de tempo e que há oportunidade de poder-se adquirir alguns bens ou mesmo comprar material a este país.

    “Eles (mexicanos) também querem importar algumas coisas de Angola. Portanto, os dois países podem fazer muita coisas juntos”, argumentou o governante angolano a cerca do acordo.

    Sobre a Embaixada do México em Angola, o ministro afirmou que isso agora vai depender somente deles. “Nós já aceitamos a proposta e acho que estamos diante de um processo de abertura”.

    Corroborando da ideia, o secretário das Relações Exteriores mexicano disse que para o México, o acordo é uma grande oportunidade, por dar suporte a relação que se pretende construir com Angola.

    “O México reconhece este país como um parceiro activo, dinâmico e com grandes oportunidades”, explicou.

    Na sua óptica, os acordos afirmados permitirão consultas diplomáticas, maior espaço de diálogo para identificar novas áreas e oportunidades de cooperação entre os dois países, tornando-se num passo importante dado.

    Informou que no México já existe uma Embaixada de Angola há muitos anos e que agora é o momento do seu país abrir uma no território angolano, que permitirá mais espaço em termos comerciais, de políticas públicas, de diálogo político, entre outros.

    “Será também uma oportunidade de acompanhar mais de perto o desenvolvimento de Angola”, acrescentou.

    Relativamente a eleição de Angola a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, disse estarem “muito contentes por Angola ser eleita” e “acreditamos que levará a este órgão uma visão baseada no conhecimento real da sua região e do mundo”.

    “Estamos convencidos de que a sua visão dos factos, irá enriquecer o conselho nas deliberações”, concluiu. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema