Segunda-feira, Maio 13, 2024
19.1 C
Lisboa
More

    UNITA exige mais atenção ao Ensino

    A UNITA reafirmou, ontem quarta-feira, que o Governo precisa de continuar a investir no sector da educação, e reforçar a dotação do Orçamento Geral do Estado (OGE) para esse sector.

    Conforme o deputado Raul Danda, que intervinha numa conferência de imprensa, para abordar o estado da Educação e do Ensino em Angola, este sector constitui “o principal pilar para qualquer avanço”.

    Segundo o parlamentar, o partido que suporta o Governo angolano (MPLA) tem concebido bons planos no domínio da Educação e do Ensino, “mas peca na implementação”.

    Afirmou, a título de exemplo, que as “previsões constantes nos diferentes OGEs colocam Angola entre os países africanos que atribuem as mais baixas dotações orçamentais à Educação e à Saúde.

    Sustentou que a SADC recomenda a atribuição de 20% do OGE à Educação, mas, no caso de Angola, só foram atribuídos 3.42%, em 2018, 6.46%, em 2019, e 4.52%, em 2020.

    “Vejamos a distancia a que estamos dos preconizados 20%”, expressou o deputado, para quem o sector da Saúde tem tido, também, baixos orçamentos.

    Durante a conferência de imprensa, o político abordou também a questão do regresso às aulas, tendo afirmado que o seu partido é favorável à reabertura das escolas.

    Entretanto, afirmou que, na visão da UNITA, esse passo (reabertura das salas de aulas) só pode ser dado se houver rigor no cumprimento das medidas de biossegurança e fiscalização por parte do Governo.

    Noutro domínio, Raúl Danda afirmou que, apesar da necessidade de restringir, diminuir despesas e poupar custos, em Angola ainda continua a haver “despesismo”.

    A UNITA é o maior partido da oposição no país, tendo sido o principal adversário do partido no poder nas eleições de 1992, 2008, 2012 e 2017, todas elas ganhas pelo MPLA.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema