Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.4 C
Lisboa
More

    Sociedade civil guineense diz que eleições são “inviáveis” sem violar lei

    O Grupo das Organizações da Sociedade Civil para as Eleições da Guiné-Bissau afirma que é “tecnicamente inviável” que as legislativas se realizem a 18 de novembro no país sem violar a lei e pediu um novo cronograma eleitoral.

    Num comunicado emitido na sequência de uma reunião realizada quinta-feira, e a que Lusa teve hoje acesso, o grupo refere que é “tecnicamente inviável o cumprimento da data de 18 de novembro para a realização das eleições legislativas, sem o risco de violação da Lei Eleitoral e dos calendários previstos”.

    A sociedade civil pede ao Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) e à Comissão Nacional de Eleições (CNE) para “reunirem com caráter de urgência e propor um novo cronograma eleitoral”.

    O grupo recomenda também ao Governo para convocar todos os partidos com representação parlamentar, signatários do Acordo de Conacri e à sociedade civil para se “reunirem para a validação de uma nova data eleitoral proposta pelo GTAPE e CNE sem pôr em causa o caráter legal do processo”.

    No comunicado é pedido também à comunidade internacional para mobilizar “todos os esforços necessários” para efetivar os apoios ao processo eleitoral, incluindo a chegada ao país dos ‘kits’ de recenseamento biométrico.

    “A todos os atores implicados no processo pedimos uma maior responsabilidade, serenidade e sentido de compromisso para a salvaguarda da paz nacional e a garantia da entrada do país numa fase de estabilização”, salienta a sociedade civil.

    A Guiné-Bissau tem previsto realizar eleições a 18 de novembro, mas o atraso registado na chegada de ‘kits’ de registo biométrico impediu que o recenseamento eleitoral tivesse início a 23 de agosto, conforme previsto.

    O recenseamento eleitoral deveria terminar a 23 de setembro. (Notícias ao Minuto)

    por Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema