Quarta-feira, Junho 19, 2024
19.9 C
Lisboa
More

    Banco Central da Nigéria não consegue conter a queda do Naira

    As intervenções do Banco Central da Nigéria não conseguiram até agora impedir a queda do naira. O Banco Central deverá decidir esta segunda-feira sobre as taxas de juro para combater a inflação e apoiar a moeda no mercado cambial. Anunciou a agência Bloomberg.

    A naira enfraqueceu 5,1% na semana passada, para 1.533,99, o nível mais fraco em relação ao dólar desde 20 de março, de acordo com preços fornecidos pela FMDQ, a plataforma de negociação que define a taxa oficial. Isso reverteu o ganho anterior de 4%, após o banco central ter vendido dólares no mercado para aumentar a liquidez.

    O Banco Central da Nigéria interveio no valor de 80 a 100 milhões de dólares, de acordo com Samir Gadio , chefe de estratégia para África do Standard Chartered Bank. Isso ajudou a liquidez no mercado de câmbio a mais que dobrar, para US$ 289 milhões.

    O governo do presidente Bola Tinubu , que completa um ano no cargo em 29 de maio, desvalorizou a naira duas vezes no ano passado, numa tentativa de atrair investidores e restaurar a credibilidade da moeda. Ainda assim, a unidade local tem sido volátil. Apreciou 40% entre meados de março e início de abril, antes de enfraquecer 24% no mês passado.

    O comité de política monetária do banco central reúne-se hoje e espera-se que aumente ainda mais as taxas numa tentativa de manter os investidores estrangeiros interessados nos títulos nigerianos.

    O regulador elevou as taxas em 600 pontos base acumulados em duas reuniões em Fevereiro e Março, numa tentativa de conter a inflação , que está no seu nível mais alto em 28 anos.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Nvidia torna-se empresa mais valiosa da bolsa do mundo

    A fabricante de semicondutores Nvidia se tornou, nesta terça-feira (18), a empresa mais valiosa do mundo, superando Apple e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema