Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Presidente guineense critica falta de coordenação entre Bissau e Pequim

    O Presidente guineense, José Mário Vaz, disse hoje que há falta de coordenação entre o Governo guineense e a China e que por isso o país não tem beneficiado muito da ajuda chinesa.

    “Há uma falta de coordenação entre nós e a China e, sobretudo, o embaixador da China na Guiné-Bissau. Temos de evitar fazer chegar os documentos à China sem fazer passar pela própria embaixada, que representa o Estado chinês na Guiné-Bissau. Como não trabalhamos corretamente, talvez por causa disso, também não beneficiamos muito”, afirmou o Presidente.

    José Mário Vaz falava aos jornalistas no aeroporto Osvaldo Vieira, momentos após ter regressado de Pequim, onde participou na terceira cimeira do Fórum de Cooperação China-África.

    “No próximo encontro que vou ter com o primeiro-ministro vai nascer no Ministério dos Negócios Estrangeiros uma célula focal, que vai realmente coordenar esse serviço juntamente com o embaixador da China e orientar tudo para que possamos nos próximos três anos utilizar o máximo possível os recursos que estão previstos a nível dos 60 mil milhões de dólares”, disse.

    Durante a cimeira de Pequim, que se realizou segunda e terça-feira, o Presidente chinês, Xi Jinping, anunciou 60 mil milhões de dólares (51 mil milhões de euros) em assistência e empréstimos para os países africanos, nos próximos três anos, e um perdão da dívida para as nações mais pobres.

    Em Pequim, as autoridades guineenses e chinesas assinaram também três protocolos para a vinda de mais médicos chineses para Bissau, oferta de arroz e para um projeto agrícola.

    Segundo o Presidente guineense, o donativo de arroz tem o valor de três milhões de dólares (cerca de 2,5 milhões de euros) e o projeto agrícola ronda os 14 milhões de dólares (cerca de 12 milhões de euros).

    “É possível fazer muita coisa e em pouco tempo com a China, mas há um problema de organização”, disse, mas salientou que a Guiné-Bissau não pode continuar dependente do apoio da comunidade internacional. (Notícias ao Minuto)

    por Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema