Segunda-feira, Maio 20, 2024
13.9 C
Lisboa
More

    Primeiro-ministro da Eslováquia em risco de vida depois de ter sido baleado no estômago

    O primeiro-ministro Robert Fico foi baleado em Handlová e depois levado para o hospital. Atirador foi imobilizado e detido após o ataque.

    O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi atingido a tiro esta quarta-feira em Handlová, cidade a 150 quilómetros da capital Bratislava, pouco antes das 15 horas (hora local, menos uma em Lisboa). O chefe de Governo foi atingido na zona do abdómen e corre perigo de vida.

    Segundo a TA3, uma estação de televisão eslovaca, Fico foi atingido com quatro tiros nas imediações da Casa da Cultura, enquanto cumprimentava apoiantes à saída de uma reunião com membros do seu governo. Nesse momento, um homem que estava entre a multidão disparou vários tiros e foi imediatamente imobilizado pelo corpo de segurança. O atirador foi depois detido.

    A polícia interditou o local e Fico foi levado para um hospital em Banska Bystrica.

    De acordo com uma publicação na conta de Facebook de Robert Fico, o primeiro-ministro eslovaco corre perigo de vida. “Foi baleado várias vezes e corre perigo de vida. Neste momento, está a ser transportado de helicóptero para Banská Bystrica, porque demoraria muito tempo a chegar a Bratislava, devido à necessidade de uma intervenção urgente. As próximas horas serão decisivas.”

    O vice-presidente do Parlamento, Lubos Blaha, confirmou o incidente durante uma sessão do Parlamento, que foi suspensa até nova ordem, segundo a agência noticiosa eslovaca TASR.

    Em imagens nas redes sociais, vê-se o primeiro-ministro a ser encaminhado para um carro pelo corpo de seguranças momentos após o ataque.

    As reações não tardaram em chegar

    Os principais partidos da oposição eslovaca, Eslováquia Progressista e Liberdade e Solidariedade, cancelaram um protesto planeado contra um controverso plano governamental de revisão da radiodifusão pública que, segundo eles, daria ao governo o controlo total da rádio e televisão públicas.

    “Condenamos absoluta e firmemente a violência e o tiroteio de hoje contra o primeiro-ministro Robert Fico”, afirmou o líder da Eslováquia Progressista, Michal Simecka. “Ao mesmo tempo, apelamos a todos os políticos para que se abstenham de quaisquer expressões e medidas que possam contribuir para aumentar ainda mais a tensão.”

    Também a Presidente da Eslováquia, Zuzana Caputova, condenou o ataque “brutal e impiedoso” contra o primeiro-ministro. “Estou chocada”, disse. “Desejo a Robert Fico muita força neste momento crítico e uma rápida recuperação deste ataque”.

    O primeiro-ministro checo, Petr Fiala, considerou o incidente “chocante” e acrescentou: “Desejo que o primeiro-ministro melhore rapidamente. Não podemos tolerar a violência, não há lugar para ela na sociedade”.

    A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, condenou o que descreveu como um “ataque vil”. “Tais atos de violência não têm lugar na nossa sociedade e minam a democracia, o nosso bem comum mais precioso”, afirmou von der Leyen numa publicação no X.

    Já o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, escreveu na rede social X: “Notícias chocantes da Eslováquia. Robert, os meus pensamentos estão convosco neste momento tão difícil”.

    Robert Fico, três vezes primeiro-ministro

    O tiroteio ocorre três semanas antes das eleições cruciais para o Parlamento da União Europeia, nas quais os partidos populistas e de extrema-direita do bloco de 27 países parecem preparados para obter ganhos.

    Fico, que é primeiro-ministro pela terceira vez, e o seu partido de esquerda Smer, ou A Direção – Social-Democracia, ganharam as eleições parlamentares de 30 de setembro na Eslováquia, encenando um regresso político depois de terem feito campanha com uma mensagem pró-russa e anti-americana.

    Os críticos temiam que a Eslováquia sob o comando de Fico abandonasse o rumo pró-ocidental do país e seguisse as pisadas da Hungria sob o comando do primeiro-ministro populista Viktor Orbán.

    Milhares de pessoas manifestaram-se repetidamente na capital e em toda a Eslováquia para protestar contra as políticas de Fico.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema