Segunda-feira, Maio 13, 2024
20.8 C
Lisboa
More

    Recomendada sincronia entre órgãos inspectivos do governo e da justiça

    Os órgãos inspectivos dos gabinetes da Educação, Saúde e Comércio devem manter colaboração e permanente sincronia com a Polícia Nacional, Procuradoria-geral e Serviços de Investigação Criminal, a fim de melhorar a actuação no controlo interno da inspecção.

    A orientação consta das recomendações saídas, quinta-feira, da formação de inspecção, fiscalização e controlo da administração local do Estado, decorrida nesta cidade, visando refrescar os conhecimentos em matérias de inspecção dos órgãos afins da província.

    A acção formativa recomendou igualmente a inspecção do governo provincial de Malanje, no sentido de trabalhar em conjunto com as inspecções sectoriais da província e outros organismos, na criação, organização e funcionamento do conselho técnico provincial de inspecção, destinado a instruir as infracções detectadas.

    “Que o Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado através do IFAL, ministre cursos de inspecção aos gestores públicos, para conhecimento e valorização dos serviços de fiscalização, inspecção e controlo interno”, lê-se igualmente nas recomendações.

    Recomendou ainda que os ministérios da Administração do Território e Reforma do Estado e das Finanças, criem condições para que os serviços de inspecção tenham autonomia financeira, patrimonial e técnica, para melhor desempenho das suas funções e para respostas oportunas às suas necessidades.

    Por outro lado, os participantes solicitaram aos departamentos ministeriais de tutela, mais celeridade na aprovação dos paradigmas de regulamentos internos dos sectores inspectivos e a criação do estatuto do inspector.

    A acção formativa foi promovida pelo Instituto de Formação da Administração Local (IFAL), visando o aperfeiçoamento e actualização dos conhecimentos dos trabalhadores dos órgãos de inspecção do Estado sobre procedimentos e técnicas que permitam detectar e prevenir irregularidades na gestão pública.

    Com duração de quatro dias, o evento contou com a participação de inspectores do governo, dos gabinetes provinciais da Educação, Saúde, Comércio, Polícia Fiscal e de outros órgãos ligados a inspecção e afins da província, idos dos 14 municípios de Malanje. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema