Terça-feira, Maio 21, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Ministra aponta desafios do ensino superior no país

    O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação propõe-se, até 2021, harmonizar os cursos homólogos ministrados nas diferentes instituições de ensino do país.

    De acordo com a titular da pasta, Maria do Rosário Sambo, que se dirigia hoje, segunda-feira, à comunidade académica da escola superior politécnica do Zaire, em Mbanza Kongo, o seu sector trabalha na elaboração das normas curriculares gerais para o alcance deste objectivo.

    Explicou que, os cursos oferecidos nas instituições de ensino superior do país estão actualmente desalinhados, havendo disciplinas na mesma área de formação sem correspondência de uma unidade orgânica a outra.

    Referiu que esta situação cria constrangimentos na mobilidade de estudantes e docentes de uma Universidade para outra, no país e a nível da sub-região da SADC, frisando que pretende-se harmonizar 70 por cento do currículo central dos cursos da mesma área do saber e 30 por cento manter-se-á diferente.

    Disse estar ainda em curso a elaboração do regulamento de avaliação do desempenho do docente, cujo principal factor será a avaliação a ser feita por estudantes no final de cada disciplina.

    Segundo a ministra, este diploma vai exigir do docente maior engajamento nas suas tarefas, e, ao estudante, mais responsabilidade na avaliação do desempenho do professor, frisando que este exercício vai contribuir na melhoria da qualidade neste subsistema de ensino do país.

    Reconheceu, ainda, haver necessidade de um estatuto actualizado da carreira do investigador, frisando que o vigente, bastante ultrapassado, data desde 2001.

    Para Maria do Rosário Sambo, o investigador tem um papel relevante no processo do ensino e aprendizagem, frisando que, “sem investigação, nem produção de novo conhecimento, o ensino torna-se cópia daquilo que já existe”.

    Reconheceu, na ocasião, haver limitações na oferta formativa no ensino superior a nível da província do Zaire, situação que considerou de conjuntural, para quem decorre um levantamento geral para se aferir às reais dificuldades e traçar estratégias a médio, curto e longo prazo para a sua superação.

    As dificuldades prendem-se com a falta de infra-estruturas condignas e adequadas ao funcionamento das instituições do ensino superior, laboratórios, bibliotecas e a escassez do quadro docente, fundamentalmente.

    A Maria do Rosário Sambo, trabalha desde domingo, na província do Zaire e faz-se acompanhar do secretário de estado para o ensino superior, Eugénio Alves da Silva, e do reitor da Universidade 11 de Novembro, João Fernando Manuel, entre outros quadros do sector.

    O encontro com a comunidade académica contou com a presença do governador, José Joanes André, e foi antecedida de visita guiada às diferentes áreas da escola superior politécnica do Zaire em Mbanza Kongo, que possui 13 salas de aulas, uma de leitura, uma sala de informática, um anfiteatro e uma área administrativa.

    A instituição abriu em 2010 com os cursos de ensino de Física, Psicologia, Química e Matemática, inseridos nas ciências da educação, e o de Gestão de Empresas, vinculado às ciências económicas. A mesma está inserida na terceira região académica da Universidade 11 de Novembro, que atende as províncias do Zaire e Cabinda.

    Um universo de mil e 646 alunos frequentam o actual ano lectivo, sendo mil e 183 estudantes no período regular e 463 no pós-laboral, cuja formação tem a duração de quatro anos. O corpo docente é composto por cerca de 40 professores entre nacionais e expatriados. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema