Quarta-feira, Junho 19, 2024
19.9 C
Lisboa
More

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da TotalEnergies, Patrick Pouyanné.

    Em declarações à imprensa, no final da audiência o PCA da TotalEnergies disse que deu a conhecer ao Chefe de Estado angolano o “Projecto Kaminho”, avaliado em seis mil milhões de dólares americanos, localizado na Bacia do Kwanza, a 100 quilómetros da costa, que, a partir de 2028, deverá produzir 70 mil barris de petróleo por dia, quando estiver em pleno funcionamento. O “Projecto Kaminho”, localizado em águas profundas da Bacia do Kwanza, contará com dois campos denominados “Cameia” e “Golfinho”.

    “Estamos muito satisfeitos. A bacia tem uma reserva estimada em 350 milhões de barris e iremos extrair 70 mil barris por dia, o que deverá incrementar a produção nacional”.

    Para o efeito, revelou, estar em construção, na República Popular da China, a plataforma e toda a rede submarina de transporte, sendo que o restante material será produzido localmente, nos estaleiros da Petromar.

    Nele estará também em operações a sétima Unidade de Produção Armazenamento e Descarga (FPSO) da TotalEnergies em Angola, no quadro da qual serão aplicadas as mais modernas técnicas de descarbonização, para reduzir o impacto ambiental.

    Entretanto, a produção petrolífera em Angola caiu para 1,073 milhões de barris/dia em abril, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG).

    Recorde-se que o pico da produção petrolífera de Angola foi atingido em 2008, com 1,903 milhões de barris por dia. Desde essa data, a produção de petróleo tem estado em declínio contínuo. A preços correntes, a diferença entre a produção actual e o pico de 2008 representa uma perda anual de cerca de 25 mil milhões de dólares em receitas petrolíferas.

    Por Editor Económico
    Portal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Nvidia torna-se empresa mais valiosa da bolsa do mundo

    A fabricante de semicondutores Nvidia se tornou, nesta terça-feira (18), a empresa mais valiosa do mundo, superando Apple e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema