Terça-feira, Maio 7, 2024
22 C
Lisboa
More

    Justiça regista 300 denúncias de corrupção

    O Gabinete de Inspecção do Ministério da Justiça e Direitos Humanos recebeu, de Janeiro a Julho do corrente ano, trezentas denúncias de corrupção em postos de identificação, registo e notariado, disse (sexta-feira), em Luanda, o consultor para Ética e Moralização, Sebastião Rocha.

    Em entrevista à Angop, a propósito da Campanha de Moralização contra a Corrupção da Justiça, o consultor deu a conhecer que das 300 denúncias, 15 resultaram em acções disciplinares.

    Segundo Sebastião Rocha, 20 denúncias estão em apuramento para acções disciplinares ou criminais e os restantes 265 casos foram considerados não graves.

    “Estes processos (265 casos) foram submetidos aos directores provinciais no sentido de resolverem localmente, pois era uma questão de sensibilização”, adiantou.

    O consultor informou que a instituição recebe em média 35 denúncias por dia, nas províncias de Luanda, Zaire, Cabinda, Cuanzas Norte e Sul, Malange, Benguela, Huambo,Uige, Bié e Bengo.

    Segundo o responsável, existe uma linha de denúncia disponível para os utentes, gerida pelo Gabinete de Inspecção, que recebe e regista as queixas.

    Esclareceu que fruto dos dados recolhidos, a inspecção faz deslocar alguns técnicos ao local indicado para apurar a veracidade dos factos.

    Sebastião Rocha esclarece que fruto das evidências recolhidas, formam-se processos investigativos e, se for necessário, identificam-se algumas testemunhas para confirmar a informação recolhida e assim os infractores são identificados, sendo os casos simples resolvidos internamente e os graves encaminhados a Procuradoria Geral da República (PGR).

    O consultor deu a conhecer que a Campanha de Moralização contra a Corrupção na Justiça está na primeira fase, que é de moralização, a segunda será de fiscalização e a terceira de responsabilização.

    O consultor do ministro da Justiça e Direitos Humanos para Ética e Moralização lembrou que a primeira fase termina depois da visita das equipas do ministério às restantes províncias.

    A Campanha de Moralização Contra a Corrupção na Justiça foi lançada em Maio de 2018, em Luanda, e tem como objectivo moralizar os funcionários do sector.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Chega avança com proposta para criminalizar Marcelo por “traição à pátria”

    O Chega vai avançar com um processo contra o Presidente da República por "traição à pátria". André Ventura anunciou...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema