Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    AI desafia novo Governo angolano a virar a página sobre direitos humanos

    Organização diz que legado de José Eduardo dos Santos é sombrio e de perseguição

    A Amnistia Internacional (AI) desafia o futuro Governo de Angola a virar a página no domínio dos direitos humanos, deixando de lado “a política sombria e de perseguição aos defensores dos direitos humanos, jornalistas e críticos de José Eduardo dos Santos”.

    Em entrevista à VOA, o especialista daquela organização de defesa dos direitos humanos David Matsinhe considera que Angola tem de mudar as leis e a prática para proteger a liberdade de imprensa e de expressão, caso contrário continuará na lista dos maiores violadores dos direitos humanos.

    Para Matsinhe, o futuro Governo, independentemente de quem for, tem de escrever um novo capítulo sobre os direitos humanos.

    “O legado de José Eduardo dos Santos e do MPLA em matéria de direitos humanos é muito sombrio, com perseguição dos defensores dos direitos humanos, jornalistas e críticos ao Governo”, sublinha aquele especialista, que aponta a necessidade de que as “leis que dificultam o funcionamento da imprensa em Angola sejam revogadas, leis que limitam a liberdade de expressão dos jornalistas sejam revertidas, para criar um novo ambiente, com lei e ordem para que os direitos humanos floresçam”.

    A AI reitera, segundo Matsinhe, a necessidade de o novo Executivo alinhar “as leis actuais à Constituição da república para permitir que os jornalistas e defensores dos direitos humanos se expressem sem medo de perseguição, que haja liberdade de expressão, de associação e de assembleia”.

    Aquele especialista adiantou que a AI não se pronuncia sobre as eleições por não ter enviado observadores a Angola, mas está muito preocupada também com os desalojamentos forçados de pessoas, cujas casas são demolidas e depois realojadas em locais sem as mínimas condições de vida com dignidade.

    “Queremos que haja garantia de protecção de habitação a todos os angolanos e que o Governo pare de destruir as suas casas”, concluiu David Matsinhe. (Voa)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema