Segunda-feira, Maio 13, 2024
19.1 C
Lisboa
More

    A História não se apaga* – Rui Filipe Ramos

    Em 1979, com 37 anos, José Eduardo dos Santos herdava o poder absoluto do MPLA-PT, agora convertido teoricamente ao marxismo ortodoxo.

    As prisões abarrotavam de presos políticos e de presos políticos de consciência. Entre 500 a mil detidos na sequência do 27 de Maio, na imensa maioria jovens entre os 20 e os 30 anos, sem acusação formal nem julgamento sobreviviam nas celas colectivas de São Paulo, Casa da Reclusão e nos campos de concentração. Uma dezena de militantes do próprio MPLA, ala Revolta Activa, sem qualquer acusação, sobreviviam igualmente desde 1976, nas celas da cadeia de S. Paulo.

    Alguém perguntou se eu tinha saudades de José Eduardo dos Santos. A resposta é não! Acho que nenhum angolano, em perfeito juízo, teria saudade da governação do ex-Presidente. Porém, apesar dos erros cometidos, Eduardo dos Santos foi decisivo em vários momentos em que o MPLA defendia a pior fórmula.
    (DR)

    E nas celas da cadeia de S. Paulo sobreviviam também, muitos desde 1976, cerca de 120 jovens alegadamente por serem da OCA-Organização Comunista de Angola, vindos da extrema esquerda do próprio MPLA, sem acusação formal nem julgamento.

    Vou ser directo: foi José Eduardo dos Santos que liderou o processo de libertação dos presos políticos, entre fins de 1979 e meados de 1980. Não deve ter sido um processo linear e fácil, porque os velhos conservadores estavam ressabiados contra todos aqueles milhares de jovens (miúdos) que afrontavam o poder absoluto, grande parte dos quais intelectuais, professores, médicos, engenheiros, assim privados de colaborarem na construção dos primeiros tempos do novo país.

    Obs. O título é da autoria de Nelson Francisco Sul.

    Rui Filipe Ramos | Jornalista | In Facebook

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema