Segunda-feira, Maio 13, 2024
20.8 C
Lisboa
More

    Rep. Centro-Africana: Mortas pelo menos 15 pessoas nas violências inter-comunitárias

    Bangui – Os confrontos inter-comunitários que eclodiram na semana passada em Bambari (centro) retomaram este fim-de-semana, provocando pelo menos 15 mortos e 20 feridos, segundo um novo balanço, soube hoje, segunda-feira, à AFP junto da polícia local.

    REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA (Foto: Divulgação)
    REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA (Foto: Divulgação)

    Sexta-feira, um primeiro balanço relatou 10 mortos e cinco feridos nas violências da noite passada.

    “Os tiroteios de armas automáticas foram ouvidos domingo por volta das 19 horas em bairros não-muçulmanos, fazendo milhares de pessoas fugirem para o mato”, afirmou um responsável da polícia sob pedido de anonimato.

    Segundo esta fonte, os tiros vieram de jovens muçulmanos e de ex-rebeldes Séléka e “tinham como alvo posições detidas pelas milícias anti-Balaka”, na sua maioria cristãos.

    No total, as violências “já fizeram pelo menos 15 mortos e mais de 20 ficaram feridos depois de um balanço ainda provisório e que pode muito bem aumentar, de acordo com a mesma fonte.

    “Dada a magnitude dos tiros, os Capacetes Azuis da Minusca (Missão das Nações Unidas na República Centro – Africana) e as forças de segurança e de defesa nacional efectuaram os disparos de advertência para separar os dois campos”, acrescentou o responsável da polícia.

    A Minusca não estava imediatamente disponível para confirmar essas informações.

    “Estamos todos no mato neste momento. Até mesmo mulheres com os bebés fugiram para o mato a noite para se abrigar, porque o fogo era intenso,” testemunhou Fabrice Watcha, um morador de Bambari por telefone.

    “Alguns tiros foram ouvidos esta manhã (segunda-feira). Mas é difícil saber o que está acontecer a partir da nossa posição no mato”, explicou.

    Quinta-feira, as violências surgiram depois da morte de um jovem muçulmano assassinado  por milícias anti-Balaka em Bambari, desencadeando um ciclo de represálias entre as comunidades cristãs e muçulmanas.

    O derrube em Março de 2013, do Presidente François Bozizé por uma rebelião predominantemente muçulmana, a Séléka, tinha mergulhado a ex-colónia francesa na crise mais grave da sua história desde a independência em 1960, provocando mortes em massa entre as comunidades muçulmanas e cristãs (incluindo as milícias anti-Balaka). (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema