Terça-feira, Maio 21, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Potencialidades da Huíla atraem acção do Executivo

    Angop

    O Executivo tem prestado atenção particular à província da Huíla face às suas potencialidades económicas que, bem exploradas, poderão ajudar a descongestionar a cidade de Luanda, que está superpovoada, declarou, esta segunda-feira, no Lubango, o Presidente da República, João Lourenço.

    O Chefe de Estado, que intervinha numa reunião com os membros do Governo Provincial da Huíla, disse ser necessário criarem-se condições de vida e de trabalho noutras províncias, por ser a melhor via para descongestionar a cidade de Luanda e respectiva periferia, “que atingiram níveis insuportáveis”.

    “O interior do país perdeu qualidade de vida, pelo que precisamos de fazer o caminho inverso, e é isso que está a acontecer com a Huíla”, observou o Presidente João Lourenço perante os membros do Governo Provincial e responsáveis de Departamentos Ministeriais.

    Afirmou ser preciso olhar para a província da Huíla no seu todo, para tirar melhor proveito da tradição que a população tem no domínio da pecuária e da agricultura.

    O Presidente da República incentivou, igualmente, o sector privado a investir na indústria de transformação de carne, nomeadamente em matadouros, sem afastar a possibilidade de o Estado investir também no sector.

    Energia para Huíla

    O Chefe de Estado declarou, também, que o Executivo está a trabalhar na possibilidade de trazer a energia eléctrica da barragem de Laúca à província da Huíla, a partir de uma linha de transmissão do Gove, na província do Huambo, numa extensão de 100 quilómetros até à central hidroeléctrica da Matala, que já dispõem de uma interligação de alta tensão com a cidade do Lubango.

    Na sua explanação, João Lourenço elogiou a governação de Luís da Fonseca Nunes, nomeado governador da província da Huíla em Setembro de 2018.

    “Não é bom elogiarem-se as pessoas, porque estraga, merece, mas não devo. Conte connosco, faça a sua parte e exija de nós que façamos a nossa (…)”, observou o Chefe de Estado.

    Hoje, primeiro dia de visita do Chefe de Estado à Huíla, para além do encontro com os membros do Governo, estão previstos contactos com figuras representativas da comunidade local, para a “auscultação de pontos de vista e contributos, dentro do espírito de uma presidência aberta”.

    João Lourenço visita, igualmente, no período da tarde, parte das obras de requalificação da cidade do Lubango, em curso desde Novembro de 2017.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Preço do petróleo continua a oscilar numa faixa estreita, não dando indicações claras sobre o sentimento do mercado

    Mesmo com a ocorrência de grandes acontecimentos no Médio Oriente, o comércio de petróleo tem sido relativamente fraco à...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema