Segunda-feira, Maio 13, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    Partido alemão anti-imigrantes diz que Ozil e Gundogan deveriam deixar selecção após foto com Erdogan

    O partido anti-imigrantes Alternativa para a Alemanha (AfD) pediu nesta terça-feira que os jogadores de futebol Mesut Ozil e Ilkay Gundogan, que posaram para fotos com o presidente turco, Tayyip Erdogan, sejam cortados da selecção que disputa a Copa do Mundo da Rússia.2

    Os dois jogadores de ascendência turca revoltaram alguns torcedores e políticos da Alemanha quando foram fotografados sorrindo ao lado de Erdogan no mês passado, e enfrentaram uma avalanche de críticas desde então, com parlamentares e até a Federação Alemã de Futebol argumentando que Erdogan não respeita suficientemente os valores alemães.

    Actual campeã mundial, a Alemanha perdeu para o México por 1 x 0 em seu primeiro jogo na Copa do Mundo. O técnico Joachim Loew está sendo questionado por ter optado pelo apático Ozil em vez de Marco Reus, mais veloz e que está em boa forma.

    “O espírito de equipe não está funcionando com Ozil e Gundogan na selecção alemã porque quem não participa de corpo e alma não consegue ter o espírito combativo necessário”, disse Joern Koenig, porta-voz do AfD para a área de desportos.

    “Joachim Loew deveria cortar o cordão umbilical e mandar os dois para casa. Há jogadores nativos que têm orgulho de seu país, e Ozil e Gundogan deveriam liberar duas vagas na selecção para jogadores que não prestam mais homenagem ao presidente turco do que à pátria alemã”.

    Gundogan também chamou Erdogan de “meu presidente” em uma mensagem, mas os laços entre a União Europeia e a Turquia se deterioraram nos últimos dois anos em meio a uma repressão do governo Erdogan a supostos apoiantes de um golpe militar fracassado em 2016.

    Partidos políticos rivais não responderam de imediato às colocações do AfD. Outros grupos políticos vêm se recusando a trabalhar com o AfD, que conquistou vagas no Parlamento pela primeira vez no ano passado.

    O ex-capitão e ex-campeão mundial alemão Lothar Matthaeus também escreveu no jornal Bild que Ozil não mostrou paixão no jogo.

    “Quando Ozil está em campo muitas vezes tenho a sensação de que ele não se sente bem com a camisa da DFB (Associação Alemã de Futebol), que não está livre, e é quase como se nem quisesse jogar”.

    Loew já havia alertado antes do torneio que Ozil e Gundogan deveriam se preparar para mais vaias devido às fotos com Erdogan. (Reuters)

    por Michelle Martin

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema