Segunda-feira, Março 4, 2024
14.2 C
Lisboa
More

    Oito candidatos disputam hoje a Presidência interina da República Centro-Africana

    (rm.co.mz)
    (rm.co.mz)

    O parlamento provisório da República Centro-Africana (RCA) elege hoje entre oito candidatos o novo presidente de transição daquele país devastado por uma vaga de violência há vários meses.

    A Comissão eleitoral especial, responsável pela seleção dos candidatos presidenciais, divulgou no domingo as oito candidaturas seleccionadas para o processo.

    “Dos 24 dossiês de candidatura registados, oito foram seleccionados para o processo de selecção para a presidência do Estado (…) todos os dossiês foram avaliados”, disse, em declarações à comunicação social, o presidente da Comissão eleitoral especial, Blaise Fleury Otto.

    Entre os candidatos aprovados figuram a actual presidente da câmara de Bangui (capital centro-africana), Catherine Samba Panza, bem como Sylvain Patassé e Désiré Kolingba, filhos dos Presidentes Ange-Felix Patassé, no poder de 1993 a 2003, e André Kolingba, de 1985 a 1993, respetivamente.

    Outro dos candidatos à presidência de transição é Emile Gros Raymond Nakombo, um banqueiro próximo do ex-Presidente Kolingba, que recebeu o apoio de várias centenas de pessoas concentradas na sexta-feira em Bangui.

    A RCA, país com 4,5 milhões de habitantes, entrou numa espiral de violência intercomunitária e inter-religiosa desde o golpe de Estado de março de 2013 realizado pela coligação rebelde Séléka, dirigida por Michel Djotodia e com origem na minoria muçulmana, que afastou do poder o Presidente François
    Bozizé.

    Djotodia tornou-se o primeiro Presidente muçulmano deste país maioritariamente cristão, mas demitiu-se no passado dia 10 de janeiro por pressão internacional por não conseguir travar os confrontos entre cristãos e muçulmanos. (rm.co.mz)

    por Edmundo Galiza Matos

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TAAG promove Angola e destinos africanos na bolsa do turismo de Lisboa

    A TAAG-Linhas Aéreas de Angola participou de 28 de Fevereiro a três de corrente mês, na 4ª edição da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema