Segunda-feira, Maio 13, 2024
19.1 C
Lisboa
More

    Líbia: PM pede ajuda à Europa para conter emigração

    Ali Zeidan (Foto: AP/Abdeljalil Bounhar)
    Ali Zeidan (Foto: AP/Abdeljalil Bounhar)

    O primeiro-ministro líbio, Ali Zeidan, disse hoje ao jornal italiano La Republica que pediu à Europa ajuda no controlo de fronteiras da Líbia para estancar os fluxos migratórios que cruzam o Mediterrâneo.
    “Ao primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, e aos restantes líderes europeus digo-lhes que a Líbia deve receber ajuda para gerir este problema. O nosso país encontra-se numa situação atípica e o controlo dos problemas é impossível”, disse Ali Zeidan.

    O primeiro-ministro líbio sublinhou que a Líbia, país que é utilizado por milhares de emigrantes que querem entrar na Europa, não pode controlar nesta altura o “enorme” fluxo migratório.

    “Nós queremos participar, queremos dar o nosso ponto de vista e creio que o problema destes imigrantes que entram no nosso país violando a lei, não pode ser resolvido com políticas exclusivas da Europa sem contar com os países de onde parte toda esta gente”, referiu o primeiro-ministro líbio ao jornal italiano.

    “Temos de recordar que acabamos de sair de uma ditadura de 40 anos”, recordou o chefe do executivo líbio.

    A entrevista de Zeidan ao jornal La Republica é publicada alguns dias após ter sido sequestrado por elementos das milícias líbias formadas a partir dos antigos grupos rebeldes que lutaram contra o regime de Tripoli.

    O primeiro-ministro também pediu auxílio à “comunidade internacional” no sentido de garantir maior segurança no país.

    “O mundo ajudou-nos a combater e a derrotar Mhuamar Khadafi. Também Itália, que prolongou a vida política do ditador, no final ajudou-nos. É por isso que a ajuda não pode interromper-se. Sozinhos não conseguimos”, disse o primeiro-ministro da Líbia.

    Ao longo das últimas semanas intensificaram-se as travessias irregulares do Mediterrâneo registando-se graves naufrágios que no dia 03 de outubro fizeram pelo menos 359 mortos e, na sexta-feira, em águas territoriais de Malta, o afundamento de uma embarcação fez mais de 30 mortos, a maior parte sírios que abandonaram o país por causa da guerra civil. (rtp.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema