Quarta-feira, Maio 8, 2024
27.5 C
Lisboa
More

    Eleições na Líbia: Autoridade eleitoral propõe data de 24 de Janeiro de 2022

    A Alta Comissão Eleitoral da Líbia propôs adiar por um mês a eleição presidencial inicialmente marcada para 24 de Dezembro.

    Pouco antes desta declaração, foi a comissão parlamentar que concluiu pela impossibilidade de realizar as eleições presidenciais nessa data. Entre os motivos desse adiamento, a autoridade eleitoral cita a legislação inadequada sobre o papel da justiça em recursos e disputas.

    Na verdade, a eleição da Líbia é bastante peculiar no sentido de que o Parlamento, com sede em Tobruk, no leste, ratificou sem votação em Setembro, uma polêmica lei eleitoral feita sob medida para o autoproclamado Marechal Khalifa Haftar, que controla de facto o leste e parte do sul do país. Outra preocupação é o perfil dos candidatos, que parece comprometer o processo pós-eleitoral.

    Não houve período de campanha, os líbios não têm ideia em quem vão votar, quais são os seus programas, se é que têm programas, por isso as condições não são propícias para um processo eleitoral desta envergadura. A missão de apoio das Nações Unidas na Líbia está bem ciente disso, ainda que se considere capaz de conduzir as eleições de forma técnica, sublinhou Amanda Kadlec, analista e membro dos Estados Unidos Grupo de especialistas em Nações sobre a Líbia.

    No total, concorrem 70 candidatos entre os mais conhecidos, está Khalifa Haftar acusado de crimes de guerra no Oriente, Saif Al Islam, filho do ex-líder líbio condenado à morte em 2015, mas que acabou por ser libertado. O ex-ministro do Interior Fathi Bachagha e o ex-vice-primeiro-ministro Ahmed Meitig também concorrem ao pleito.

    A eleição presidencial ocorrerá a menos que haja uma mudança de última hora em 24 de Janeiro de 2022. Para tal, o Parlamento prometeu adoptar as medidas necessárias para facilitar o processo eleitoral.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE vai usar 3 mil milhões de euros de lucros de ativos russos para ajudar Ucrânia

    Os representantes diplomáticos dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) chegaram a acordo, quarta-feira, para usar parte dos lucros...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema