Segunda-feira, Maio 20, 2024
18 C
Lisboa
More

    Presidente da República já está no país

    O Presidente da República, João Lourenço, regressou, esta sexta-feira (25), ao país, proveniente de Nova Iorque (EUA), onde participou na reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a situação na República Centro-Africana (RCA).

    No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, João Lourenço recebeu cumprimentos de boas-vindas do Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, de membros do Executivo e de altos funcionários do seu gabinete.

    Durante a sua intervenção, quarta-feira, na reunião do Conselho de Segurança da ONU, o estadista angolano defendeu o levantamento do embargo de armas imposto ao Governo da República Centro-Africana pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, solicitando justiça no tratamento desta questão.

    Solicitou igualmente o apoio internacional ao Governo da RCA, no sentido de equipar as suas forças armadas e criar condições para assegurar a estabilidade interna, depois da retirada das forças de manutenção da paz da ONU.

    Situação na RCA

    Na ocasião, o Chefe de Estado deu o ponto de situação do que tem sido feito, sob liderança de Angola, no esforço colectivo de procura da paz e segurança na RCA.

    João Lourenço afirmou que todos os Estados têm o direito inalienável de criar capacidades próprias de se defender das ameaças internas e externas, dotando as suas forças armadas de homens, armamento e equipamento à altura das suas necessidades, salvo se existirem fortes razões objectivas que levem a comunidade internacional, através do Conselho de Segurança, a eliminar esse direito,

    Salientou que o embargo de armas impede a construção das verdadeiras forças armadas à altura dos desafios do país e da conturbada região, num contexto em que o terrorismo internacional transferiu o seu epicentro do Médio Oriente para a África.

    João Lourenço referiu que o plano estratégico da presidência angolana durante o mandato de dois anos na CIRGL tem como referência a estabilidade e o desenvolvimento da região dos Grandes lagos, e orienta-se pelos princípios da carta da ONU e da União Africana.

    Angola assume a presidência rotativa da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos desde Novembro de 2020.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema