Quinta-feira, Maio 9, 2024
20.5 C
Lisboa
More

    Presidente da República já está no país

    O Presidente da República, João Lourenço, regressou, esta sexta-feira (25), ao país, proveniente de Nova Iorque (EUA), onde participou na reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a situação na República Centro-Africana (RCA).

    No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, João Lourenço recebeu cumprimentos de boas-vindas do Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, de membros do Executivo e de altos funcionários do seu gabinete.

    Durante a sua intervenção, quarta-feira, na reunião do Conselho de Segurança da ONU, o estadista angolano defendeu o levantamento do embargo de armas imposto ao Governo da República Centro-Africana pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, solicitando justiça no tratamento desta questão.

    Solicitou igualmente o apoio internacional ao Governo da RCA, no sentido de equipar as suas forças armadas e criar condições para assegurar a estabilidade interna, depois da retirada das forças de manutenção da paz da ONU.

    Situação na RCA

    Na ocasião, o Chefe de Estado deu o ponto de situação do que tem sido feito, sob liderança de Angola, no esforço colectivo de procura da paz e segurança na RCA.

    João Lourenço afirmou que todos os Estados têm o direito inalienável de criar capacidades próprias de se defender das ameaças internas e externas, dotando as suas forças armadas de homens, armamento e equipamento à altura das suas necessidades, salvo se existirem fortes razões objectivas que levem a comunidade internacional, através do Conselho de Segurança, a eliminar esse direito,

    Salientou que o embargo de armas impede a construção das verdadeiras forças armadas à altura dos desafios do país e da conturbada região, num contexto em que o terrorismo internacional transferiu o seu epicentro do Médio Oriente para a África.

    João Lourenço referiu que o plano estratégico da presidência angolana durante o mandato de dois anos na CIRGL tem como referência a estabilidade e o desenvolvimento da região dos Grandes lagos, e orienta-se pelos princípios da carta da ONU e da União Africana.

    Angola assume a presidência rotativa da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos desde Novembro de 2020.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Governo são-tomense defende acordo militar com a Rússia

    São Tomé e Príncipe e a Rússia assinaram um acordo técnico militar que tem o objetivo de intensificar não...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema