Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Guiné-Bissau: Mamadu Saido Baldé, novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça

    Mamadú Saido Baldé tomou posse esta terça-feira como novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau. A posse foi conferida pelo presidente do país, Umaro Sissoco Embaló que aproveitou o momento para fazer uma radiografia da justiça guineense.

    Duas vezes derrotado em eleições, o juiz-conselheiro Mamadú Saido Baldé tomou posse como presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau.

    E prometeu mudanças. Saido Baldé anunciou o fim da letargia nos tribunais, mas também disse que de ora em dia haverá justiça para todos.

    Ao conferir posse a Saido Baldé, como presidente do Supremo, e Lima André, vice-presidente, o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló teceu duras críticas ao mandato do anterior presidente do STJ, Paulo Sanhá.

    Umaro Sissoco Embaló disse que “a justiça guineense citamos, conheceu o seu período mais sombrio e que de agora em diante as coisas têm que mudar”, fim de citação.

    Embaló afirmou que com a forma como a anterior direção do Supremo Tribunal lidou com o contencioso eleitoral, “faltou pouco para levar o país a uma guerra civil”.

    O Presidente guineense anunciou que com a nova equipa na direcção do Supremo qualquer servidor público, juiz, magistrado no Ministério Público, deputado ou governante, que for apanhado nas malhas da corrupção será imediatamente detido.

    A ordem de Sissoco Embalo é para ser cumprida pela Polícia Judiciária.

    Um pouco da biografia de Mamadú Saido Baldé

    Mamadú Saido Embaló nasceu a 08 de fevereiro de 1963, em Catió, no sul da Guiné-Bissau.

    Fez estudos primários em Bissau e liceais em Lisboa.

    É diplomado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa e especializou-se em Ciências Jurídicas também em Portugal, entre 1985 a 1991..

    Em 1995 foi nomeado Juiz de Vara Civil do Tribunal Regional de Bissau.

    Desempenhou a função de Vice-Procurador Geral da República de 1999 a 2001. De 2002 a 2003 foi Procurador-Geral da República.

    Foi diretor do gabinete do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça em acumulação com o inspetor judicial. Vogal do Conselho Superior da Magistratura Judicial por inerência de funções do Presidente da Câmara Civil do Supremo Tribunal de Justiça.

    Foi ministro da Justiça de 2013 a 2014, também representou os tribunais junto do Banco Mundial. É Juiz Conselheiro e até antes da sua eleição, desempenhava a função de juiz presidente da Câmara Civil do Supremo Tribunal de Justiça.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema