Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.7 C
Lisboa
More

    Lunda Norte deixa de registar entrada de refugiados

    A província da Lunda Norte deixou há dois meses de registar a entrada de refugiados da RDCongo no país, informou hoje (domingo), nesta cidade, o governador, Ernesto Muangala.

    O governador, Ernesto Muangala, revelou o facto à imprensa, durante um culto de oração e acção de graças, na igreja Messiânica, no âmbito das eleições de 23 de Agosto, além de agradecimento, pelo apoio prestado e participação activa nos programas sociais e espirituais.

    Assegurou que, a ausência de cidadãos estrangeiros que procuram segurança em outros países, como Angola, deve-se pelo facto de registar-se neste momento a paz e estabilidade nas regiões de Kassai e Kassai Central (RDC).

    Por isso, adiantou que está prevista, para os próximos dias, uma deslocação à RDC, para, entre outros, abordar com as autoridades das províncias de Kassai e Kassai Central, aspectos relacionados com o registo eleitoral, o regresso voluntário dos congoleses, tendo em vista o pleito, que ainda aguarda a sua convocação e a reabertura do mercado transfronteiriço, interdito há mais de dois meses.

    No seu entender, o facto irá facilitar as trocas comerciais, de forma a proporcionar o emprego aos cidadãos dos dois países, além de permitir que a AGT obtenha mais receitas para os cofres de Estado, tendo sugerido que, caso se efective, o mercado passa a funcionar todos os dias, ao contrário de quarta-feira e sábado.

    “Queremos que, com a reabertura do referido mercado, as trocas sejam feitas de forma intercalada, um dia reservado para Angola, e vice-versa”, afirmou.

    Presenciaram o culto, membros do Governo, algumas autoridades tradicionais e mais de 500 fiéis.

    A Lunda Norte, possui uma fronteira de 770 quilómetros, com a RDC, e controla neste momento quase 32 mil refugiados. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema