Sexta-feira, Maio 10, 2024
17.5 C
Lisboa
More

    Lunda Norte deixa de registar entrada de refugiados

    A província da Lunda Norte deixou há dois meses de registar a entrada de refugiados da RDCongo no país, informou hoje (domingo), nesta cidade, o governador, Ernesto Muangala.

    O governador, Ernesto Muangala, revelou o facto à imprensa, durante um culto de oração e acção de graças, na igreja Messiânica, no âmbito das eleições de 23 de Agosto, além de agradecimento, pelo apoio prestado e participação activa nos programas sociais e espirituais.

    Assegurou que, a ausência de cidadãos estrangeiros que procuram segurança em outros países, como Angola, deve-se pelo facto de registar-se neste momento a paz e estabilidade nas regiões de Kassai e Kassai Central (RDC).

    Por isso, adiantou que está prevista, para os próximos dias, uma deslocação à RDC, para, entre outros, abordar com as autoridades das províncias de Kassai e Kassai Central, aspectos relacionados com o registo eleitoral, o regresso voluntário dos congoleses, tendo em vista o pleito, que ainda aguarda a sua convocação e a reabertura do mercado transfronteiriço, interdito há mais de dois meses.

    No seu entender, o facto irá facilitar as trocas comerciais, de forma a proporcionar o emprego aos cidadãos dos dois países, além de permitir que a AGT obtenha mais receitas para os cofres de Estado, tendo sugerido que, caso se efective, o mercado passa a funcionar todos os dias, ao contrário de quarta-feira e sábado.

    “Queremos que, com a reabertura do referido mercado, as trocas sejam feitas de forma intercalada, um dia reservado para Angola, e vice-versa”, afirmou.

    Presenciaram o culto, membros do Governo, algumas autoridades tradicionais e mais de 500 fiéis.

    A Lunda Norte, possui uma fronteira de 770 quilómetros, com a RDC, e controla neste momento quase 32 mil refugiados. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Cantora israelita se classifica para final do Eurovision após críticas em ato pró-palestinos

    Israel se classificou, nesta quinta-feira (9), para a final do festival Eurovision, que acontece na cidade sueca de Malmö,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema