Sexta-feira, Maio 17, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Tribunal Constitucional está pronto a analisar os recursos contenciosos

    O Tribunal Constitucional está pronto para assumir com “rigor e isenção” as suas responsabilidades caso a UNITA venha a impugnar os resultados das eleições, garantiu ontem, em Luanda, o juiz presidente daquele órgão jurisdicional, Rui Ferreira.
    “Espero que isso não venha a acontecer, mas se ocorrer o Tribunal Constitucional está preparado para com rigor e isenção cumprir o seu papel e assumir as suas responsabilidades”, afirmou Rui Ferreira à imprensa, após exercer o seu direito cívico, na assembleia de voto instalada na Escola Primária 1.005, bairro da Corimba, a escassos metros da sua residência.
    Rui Ferreira realçou que o acto de votação confirmou a irreversibilidade do processo democrático angolano. O juiz presidente do TC disse ainda que quando a Comissão Nacional Eleitoral concluir o escrutínio definitivo, o Tribunal Constitucional vai pronunciar-se confirmando ou não a validade dos resultados eleitorais.
    Em relação à data da investidura do próximo Presidente da República, Rui Ferreira informou que a responsabilidade da organização da cerimónia é do Estado. E acrescentou que o processo está a ser organizado pelos serviços estatais competentes.  Considerou “organizado e ordeiro”, o processo de votação ontem na Escola Primária 1.005, que previa registar mil eleitores nas dez mesas instaladas naquela instituição.

    Detido um intruso

    Ontem, na assembleia de voto da escola primária 1.005, na Corimba, os agentes da Polícia Nacional detiveram Venâncio Conde Sumbi, militante da UNITA, por se ter identificado com um cartão de delegado de lista que está no nome de Victorino Augusto, outro militante do partido de Isaías Samakuva. O intruso foi detido junto de uma mesa de voto. Alegou que foi mandatado pela direcção do comité da organização da UNITA no bairro Corimba. Venâncio Conde Sumbi afirmou: “fui mandatado pela direcção do comité do meu partido na Corimba, porque o meu nome consta da lista de delegados e o cartão não foi emitido”. À falta de cartão, arranjou o de outro colega e apresentou-se na assembleia de voto. A Polícia tomou conta da ocorrência.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema