Terça-feira, Maio 21, 2024
15.2 C
Lisboa
More

    Reino Unido começa a escoltar navios britânicos pelo Estreito de Ormuz

    O Reino Unido enviou um navio de guerra para escoltar todas as embarcações de bandeira britânica pelo Estreito de Ormuz, uma mudança de directriz anunciada nesta quinta-feira depois de o governo chegar a dizer que não tinha recursos para realizar as escoltas.

    De acordo com a Reuters, as tensões entre o Irão e o Reino Unido aumentaram desde a sexta-feira passada, quando comandos iranianos apreenderam um navio-tanque de bandeira britânica na rota marítima mais importante do mundo para as cargas de petróleo. O facto ocorreu uma quinzena depois de forças britânicas confiscarem um navio-petroleiro iraniano, acusado de violar sanções à Síria, perto de Gibraltar.

    “A Marinha Real foi encarregada de acompanhar navios de bandeira britânica pelo Estreito de Ormuz, seja individualmente ou em grupos, caso receba notificação prévia suficiente da sua passagem”, disse um porta-voz do governo.

    “A liberdade de navegação é crucial para o sistema comercial global e a economia mundial, e faremos tudo que pudermos para defendê-la”, acrescentou em comunicado.

    O governo do Reino Unido havia alertado previamente as embarcações de bandeira britânica a evitarem o Estreito de Ormuz quando possível e a notificarem a Marinha se precisassem cruzá-lo, mas havia dito que não conseguiria escoltar todos os navios.

    O Reino Unido tenta montar uma missão marítima de protecção liderada por europeus para garantir a travessia segura do Estreito de Ormuz desde a apreensão iraniana do navio-tanque, o que Londres disse ter sido um acto de “pirataria estatal”.

    A mudança de directriz não foi resultado de uma alteração feita pelo novo primeiro-ministro, Boris Johnson, já que o governo vinha trabalhando no plano há alguns dias, segundo uma autoridade que pediu para não ser identificada.

    A Câmara de Comércio britânica, que havia pedido mais protecção para embarcações comerciais na área, saudou a mudança.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema