Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.4 C
Lisboa
More

    Ministro da Defesa português diz que CPLP deve evitar via bélica e apostar na prevenção

    O ministro da Defesa português, José Pedro Aguiar-Branco, defendeu hoje que a CPLP deve evitar “na medida do possível a intervenção bélica” na resolução de conflitos entre os países da organização, atuando preventivamente contra potenciais focos de instabilidade.

    José Pedro Aguiar-Branco advogou a relevância da cooperação militar no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em declarações à Lusa em Maputo, à margem de uma visita que realizou ao Centro de Análise Estratégica da CPLP em Maputo.

    Em situações de instabilidade cíclica como na Guiné-Bissau, que sofreu um novo golpe de estado a 12 de abril, José Pedro Aguiar-Branco insistiu na necessidade de a organização agir com cautela.

    “O que se exige a uma organização como a CPLP é que tenha sempre uma análise cuidada e uma atenção especial em desenvolver uma atividade que tenha e acautele os interesses dos países membros e que na medida do possível não haja intervenções de carácter bélico”, afirmou o ministro da Defesa de Portugal.

    Nessa perspetiva, assinalou José Pedro Aguiar-Branco, a organização deve apostar numa ação preventiva que neutralize antecipadamente os fatores de conflitualidade nos países membros.

    “A defesa começa precisamente por ter estratégias que evitem a existência de conflitos”, sublinhou o titular da Defesa português, que cumpriu hoje o segundo dia da visita que realiza a Moçambique.

    José Pedro Aguiar-Branco afastou o risco de a cooperação militar na CPLP ser afetada pela conjuntura económica difícil que Portugal atravessa, defendendo o imperativo de os membros da organização capitalizarem a partilha e a racionalidade na utilização de recursos.

    “Eu acho é que se exige que se faça uma gestão mais eficiente, que se partilhem mais recursos e se definam melhor as prioridades. Os constrangimentos exigem mais criatividade e inovação de nós”, realçou o ministro português da Defesa.

    Fonte: Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema