Segunda-feira, Junho 3, 2024
23.8 C
Lisboa
More

    Desenvolvimento do ensino superior passa pela qualidade dos professores

    A qualidade de ensino, o sistema de avaliação dos docentes, as infra-estruturas e o financiamento atribuído às instituições de ensino superior devem ser melhorados, para que haja um maior desenvolvimento do ensino superior em Angola.

    Esta é uma recomendação saída da Conferência Nacional do Ensino Superior, que ontem terminou, com 300 participantes, entre responsáveis e quadros seniores do órgão de tutela do ensino superior e de instituições afins, gestores de instituições públicas e privadas, investigadores, docentes e representantes do movimento estudantil e sindical.
    Os participantes entendem que é necessário melhorar o sistema de avaliação dos docentes, para que haja uma maior correspondência entre os títulos profissionais e a sua qualidade.
    É preciso apostar em quadros comprometidos com a qualidade de ensino, com atitude e postura que dignifiquem o ambiente académico, com vista a fomentar a cultura de competitividade salutar.
    Para o desenvolvimento do ensino superior em Angola recomendam ainda o aumento da actividade científica, associada ao processo docente e educativo. A elaboração em cada instituição de um plano de formação de doutores e o alargamento dos cursos de mestrados nas diferentes especializações.
    A criação de incentivos aos estudantes para a escolha de cursos tecnológicos e de um sistema de recolha e processamento de dados também fazem parte das recomendações.Os participantes consideram importante adequar os perfis de saída dos estudantes às necessidades do desenvolvimento sustentável, socioeconómico e do sector produtivo do país e identificar exemplos de referência de gestão universitária para promover a aplicação de boas práticas.
    Durante a conferência foram ainda apontados a consolidação da visão estratégica para o desenvolvimento do ensino superior, actualização dos estatutos das carreiras docente e de investigação científica e do respectivo estatuto remuneratório, o aumento do número de vagas nas universidades públicas, a melhoria dos mecanismos de coordenação e comunicação com as instituições privadas e o reforço do intercâmbio entre as instituições de ensino superior nacionais e as congéneres estrangeiras. Para a ministra do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Teixeira, os resultados alcançados com a realização da conferência foram positivos.

    A participação na conferência de académicos estrangeiros vindo da África do Sul, Moçambique, Ghana, Brasil, Portugal, Cuba, Espanha e França foi também destacada pela ministra Maria Cândida Teixeira.
    A próxima Conferência Nacional do Ensino Superior está marcada para 2014.

    FONTE: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O que está por trás da onda de sequestros na Nigéria?

    A prática dos sequestros na Nigéria evoluiu a tal ponto que passou a ser considerada uma grave ameaça à...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema