Quarta-feira, Junho 19, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Comité Conjunto de Defesa Estados Unidos-Angola reúne-se na próxima semana

    O Governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira, 28, a realização, nos dias 5 e 6 de junho, da primeira reunião de um novo Comité Conjunto de Cooperação de Defesa Estados Unidos- Angola

    O anúncio feito após um encontro no Pentágono entre o ministro da Defesa Nacional de Angola, João Ernesto dos Santos, e o secretário de Defesa americano Lloyd Austin em que, segundo um comunicado, foi discutida “a crescente relação bilateral de defesa”.

    A nota não revelou as áreas especificas discutidas no encontro, nem quem irá participar na reunião da próxima semana a realizar no Pentágono.

    “A visita fortalece o sucesso do memorando de entendimento assinado em 2017, o comunicado conjunto de 2022 e a visita do secretário Austin a Angola em Setembro de 2023”, le-se no comunicado do departamento de Defesa americano.

    Ao receber o ministro angolano, Lloyd Austin disse estar “orgulhso de tudo o que fizemos juntos para fortalecer a nossa parceria, desde a segurança marítima, à manutenção da paz, à política de defesa e mais”.

    O secretário de Defesa americano acrescentou que as relações entre os militares entre os dois países “têm o potencial para crescer” e sublinhou a cooperação na área de cibersegurança e a possível participação de Angola no programa de parceria estatal da Guarda Nacional do Departamento de Defesa.

    “Estamos desejosos de trabalhar em conjunto para aproveitar esta oportunidade histórica para promover a paz, segurança e a governação responsável baseada nas leis”, afirmou Austin, quem concluiu estar “ansioso por continuar a cooperação com Angola à medida que Angola reestrutura e moderniza as suas Forças Armadas”, acrescentou.

    Por seu turno, ministro angolano disse que “o espaço geo-político em que Angola está inserido requer atenção especial” e que o seu Governo está interessado “numa agenda de prevenção de conflitos e resolução por meios pacíficos através do dialogo”.

    Publicidade

    spot_img
    FonteVOA

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Nvidia torna-se empresa mais valiosa da bolsa do mundo

    A fabricante de semicondutores Nvidia se tornou, nesta terça-feira (18), a empresa mais valiosa do mundo, superando Apple e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema