Terça-feira, Maio 7, 2024
14.1 C
Lisboa
More

    Malanje: Laúca retém maior volume de água para produzir energia

    A barragem hidroeléctrica de Laúca vai reter, a partir deste sábado, na sua albufeira, o maior volume de água possível para atingir a cota preconizada de 830 metros, para produzir energia eléctrica em Julho próximo, apesar do ciclo hidrológico ser pior do que de 2012, ano considerado o mais seco no país.

    Segundo o director do projecto Lauca, Elias Estevão, que falava à imprensa em véspera do fecho do túnel nº2 do desvio do rio, para retomar o seu curso normal, em anos anteriores a esta altura (Fevereiro e Março) os caudais estariam acima de mil metros cúbicos/por segundo, mas agora estão a baixo de 40 porcento dos verificados em 2012, ano mais seco no país.

    Apesar de ser um ano com pouca queda de chuva, de acordo com o engenheiro Elias Estevão, a direcção do projecto e todos funcionários envolvidos trabalham com rigor e disciplina para iniciar os testes das máquina e começar a gerar energia, de modo a não defraudar as expectativas de milhares de angolanos.

    Devido à escassez de chuvas, pontualizou, o volume de água entre Capanda, Lauca e Cambambe não passa dos 500 metros cúbicos por segundo, situação que obrigará a muitas restrições no fornecimento de energia a partir do aproveitamento de Cambambe, para reter água para Lauca.

    Assegurou que as restrições no fornecimento de energia, decorrentes do processo de enchimento da albufeira, serão mitigadas com a entrada em funcionamento da primeira turbina de 120 megawatts a que entrará em operação em Maio.

    Disse que em Julho entra em funcionamento a primeira turbina, sendo a segunda dois meses depois e a terceira em Novembro.

    Com uma altura de 156 metros, mil e 200 metros de comprimento e com uma área de 24 mil hectares, incluindo a albufeira, a barragem de Laúca, com uma capacidade para dois mil e 70 megawatts, constitui actualmente o maior projecto de engenharia civil e mecânica de Angola, está localizada a 47 quilómetros do Aproveitamento Hidroeléctrico de Capanda, situada em Malanje.

    Com um investimento de 4,5 mil milhões de dólares, envolvendo a construção, produção, fornecimento e colocação em serviço do sistema de transporte de energia, o complexo hidroeléctrico de Laúca, com uma capacidade de geração de 2070 megawatts, é a terceira barragem em construção no leito do rio Cuanza, depois de Cambambe com 960 e Capanda com 520 megawatts.

    A entrada em funcionamento da central principal, com seis grupos geradores de cada 334 megawatts cada, a partir do segundo semestre do ano em curso vai beneficiar mais de cinco milhões de pessoas das regiões norte, centro e sul do país.

    O projecto surgiu a partir de um estudo de inventário realizado na década de 1950, solicitado pela então empresa pública Sociedade Nacional de Estudo e Financiamento de Empreendimentos Ultramarinos (Sonefe) à empresa Hydrotechnic Corporation (USA), que foi retomado em 2008, com a realização dos estudos de viabilidade solicitados pelo Governo angolano.

    As obras para o desvio do rio, iniciadas em 2012, compreenderam a escavação de dois túneis na margem direita do Kwanza, de 14 metros e meio de diâmetro, e duraram 20 meses e a segunda fase do projecto incluiu a construção da obra principal, a central principal e central ecológica e a terceira fase inclui a componente electromecânica e de linhas de transporte.

    Nesta altura em que 86 porcento das obras de engenharia civil estão concluídas, 72 porcento na montagem electromecanica e 14 porcento no sistema de transporte, Lauca conta com oito mil 500 trabalhadores, 96 porcento dos quais nacionais das 18 províncias. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PR discute parcerias com multinacionais americanas

    Nove audiências com entidades empresariais e homens de negócios marcaram, esta segunda-feira, o primeiro dia de trabalho do Presidente...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema