Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Governação do país: Presidente da UNITA nega existência de novo paradigma

    O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, considerou, ontem, na cidade do Huambo, que não existe, no país, “novo paradigma de governação”.

    O líder do maior partido da oposição, que discursava na abertura da segunda reunião ordinária da Comissão Política dirigida aos membros da região Sul, justificou a tese, afirmando que “os vícios, as políticas e os roubos persistem”, o que “tem causado o autoritarismo e a diminuição do diálogo institucional”.

    “Vemos um partido político fazer uso e abuso dos órgãos públicos, que, manipulados, são direccionados a agredir os símbolos da pluralidade, a negar direitos, devidamente protegidos pela Constituição da República”, disse. “O direito à oposição desaparece todos os dias um pouco no nosso país”, salientou.

    O político, que em momento nenhum do discurso se pronunciou sobre as acusações feitas na véspera pelo deputado David Mendes quanto a um suposto financiamento para actos de subversão, voltou a referir-se à necessidade da implantação do poder autárquico.

    Para Adalberto Costa Júnior, a não realização das eleições autárquicas no país “revela a expressão do desvio dos fins e das tarefas fundamentais do Estado”, por se tratar de uma posição “contrária ao interesse da Nação”. O líder da UNITA acusou o MPLA de não permitir o agendamento, na Assembleia Nacional da Lei da Institucionalização das Autarquias Locais, cujo conteúdo já foi aprovado na generalidade.

    “Os angolanos sabem que o adiamento das autarquias é um acto político e não jurídico. É uma decisão que atenta contra a República que se baseia na vontade do povo angolano e não na vontade dos que detêm o poder”, disse.

    A segunda reunião ordinária da Comissão Política da UNITA na região sul congrega, além dos anfitriões (Huambo), membros residentes no Bié, Benguela, Cuando Cubango, Cunene, Cuanza-Sul, Huíla e Namibe.

    A reunião com os membros residentes em Luanda decorreu, na sexta-feira e sábado passados. A realização faseada desta reunião resulta do cumprimento das normas sanitárias de combate à pandemia da Covid-19.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema