Segunda-feira, Maio 20, 2024
13.9 C
Lisboa
More

    Girabola2018: Rivais vão ao clássico à procura da hegemonia

    1º de Agosto e Petro de Luanda defrontam-se às 17h00 deste sábado, no estádio 11 de Novembro, no clássico dos clássicos do futebol angolano, numa altura em que os contendores procuram se afirmar no Girabola2018, rumo à conquista do campeonato.

    A contar para a décima jornada, militares e petrolíferos vão para este derby luandense com a pretensão da conquista dos três pontos, para se aproximarem do líder Interclube, que soma 19 pontos.

    Os protagonistas estão a fazer uma prova descontínua, sendo que o 1º de Agosto, bi-campeão nacional, em cinco jogos conseguiu duas vitórias, igual número de empates e uma derrota, ocupando neste momento o 14º lugar, com oito pontos.

    Os pupilos de Zoran Maki até podem chegar à liderança da prova, caso vençam as quatro partidas que têm em atraso (contra 1º de Maio, FC Bravos do Maquis, Sporting de Cabinda e JGM do Huambo), mas as suas actuações intermitentes até aqui deixam dúvidas quanto ao seu favoritismo nestes encontros.

    Com dois desafios por disputar (Kabuscorp do Palanca e Sporting de Cabinda), o Petro de Luanda, apesar de ainda não sofrer qualquer derrota, em sete jogos ganhou três e empatou quatro, estando em quinto, com 13 pontos.

    Dados esses que dão algum desconforto aos adeptos dos dois emblemas, mas uma vitória neste jogo poderá alavancar a moral do grupo, sobretudo por ser diante de um arqui-rival, podendo se tornar numa mola impulsionadora para as jornadas seguintes.

    A turma do Rio Seco vem moralizada para este clássico, após triunfo na jornada passada, no Huambo, frente ao Recreativo da Caála, por 2-0, enquanto a formação do Catetão empatou em casa com o Recreativo do Libolo, a zero.

    Aguarda-se por um desafio bastante renhido pelos amantes do futebol, onde a nota baixa para os tricolores será a ausência do seu capitão, Job, expulso no desafio contra o Progresso do Sambizanga (2-2). Ainda assim, têm em Tiago Azulão, melhor marcador da época transacta, a “seta” a apontar para a defensiva militar.

    Já na formação afecta às Forças Armadas Angolanas estão em dúvidas também o seu capitão, Dany Massunguna, e Mongo, lesionados.

    Geraldo, Jacques, Ibukun e Bua são algumas das estrelas deste clube que poderão desequilibrar durante os noventa minutos.

    No ano do “bis” dos “Agostinos”, em 2017, o 1º de Agosto levou vantagem sobre o seu adversário, conseguindo uma vitória (1-0) e um empate.

    Este será o 75º clássico, que iniciou-se em 1981, com os militares a ganharem por 2-0, ao passo que o resultado mais desnivelado ocorreu em 1988, no 6-0 favorável aos tricolores.

    No histórico, contam-se 23 vitórias para o 1º de Agosto, 31 para o Petro e 20 empates.

    O Petro possui 15 campeonatos ganhos e o 1º de Agosto 11.

    Outros jogos da jornada

    Sábado

    FC Bravos do Maquis-Progresso do Sambizanga, 15h, Mundunduleno

    JGM do Huambo-Desportivo da Huíla, Ferrovia

    Recreativo do Libolo-Domant do Bengo, 15h, Calulo

    Sporting de Cabinda-Interclube, 15h, Mbuco Mabel

    Domingo

    Académica do Lobito-Cuando Cubango FC, 16h, Buraco

    1º de Maio de Benguela-Recreativo da Caála, 16h, Municipal

    Kabuscorp do Palanca-Sagrada Esperança, 17h30, Coqueiros (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema