Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.4 C
Lisboa
More

    Gabão permanece na expectativa

    Apesar de uma relativa acalmia, quase uma semana depois de uma explosão de violência com pelo menos 7 mortos na sequência do anúncio dos resultados das presidenciais de 28 de Agosto em que o presidente cessante Ali Bongo Ondimba foi dado vencedor face ao seu adversário Jean Ping com um avanço de um pouco mais de 5500 votos, o Gabão permanece na expectativa, não havendo por enquanto solução à vista.

    Cada parte continua firme nas suas posições, Ali Bongo reclamando para si a vitória enquanto Jean Ping também se proclama vencedor e reclama uma nova contagem dos votos. O campo presidencial sugere que a oposição apresente as suas reclamações junto do Tribunal Constitucional, o que o campo de Jean Ping recusa por considerar que a justiça está totalmente sob a alçada do poder de Ali Bongo. Neste contexto já por si conturbado, ao pedir igualmente uma nova contagem dos votos, um dos pesos pesados do governo, Séraphin Moundounga, apresentou ontem a sua demissão do posto de ministro da justiça bem como de segundo vice-primeiro ministro por considerar que “do lado do poder, não se está a dar resposta à necessidade de garantir a paz e o reforço da democracia”.

    Este agudizar da tensão não deixa de suscitar preocupação a nível internacional. A missão de observação da União Europeia deu conta hoje de “uma evidente anomalia” na análise dos resultados das eleições. Por sua vez, a União Africana anunciou que vai enviar em breve, “logo que as condições estejam reunidas” uma delegação de alto nível a Libreville no intuito de ajudar a resolver esta crise pós-eleitoral. Também preocupado está o primeiro-ministro francês Manuel Valls que esta manhã sugeriu que se procedesse a uma nova contagem dos votos. Até hoje, tanto a França como os Estados Unidos limitavam-se a reclamar a publicação dos resultados oficiais.

    No terreno, embora alguma actividade tenha retomado, o medo é o sentimento que predomina, como refere Ivanilda Hipólita Anhesse, guineense residente na capital do Gabão. (RFI)

    por Liliana Henriques

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema