Quarta-feira, Maio 8, 2024
28.5 C
Lisboa
More

    Empresários do Lobito encorajados a aderir ao Programa de Apoio ao Crédito

    O assessor do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado de Benguela, Manuel Valódia, encorajou o empresariado do município do Lobito a aderir ao Programa de Apoio ao Crédito (PAC), com vista ao aumento da produção nacional e redução das importações.

    Falando numa palestra, escreve Angop, promovida pelo Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado de Benguela, Manuel Valódia disse que o Executivo está a criar incentivos aos empresários nacionais interessados na produção de 54 produtos da cesta básica, evitando assim a sua importação.

    Entre os produtos, proibidos de serem importados, estão a carne bobina, suína e caprina, frangos, cereais, açúcar, ovos, sal, feijão, óleo vegetal e de palma, assim como sabão, indicou o responsável.

    Deu a conhecer que, através do PAC, os empresários têm como clientes prioritários definidos pelo Estado, os órgãos de defesa e segurança, nomeadamente as Forças Armadas Angolanas (FAA) e a Polícia Nacional.

    Até o momento, frisou o assessor, a província de Benguela tem 991 produtores cadastrados em diversas actividades, mas a capacidade de produção ainda é exígua para satisfazer as necessidades internas.

    Referiu que, terminada a primeira fase de cadastramento para adesão ao PAC, está-se neste momento na etapa de lançamento do crédito, pelo que os bancos comerciais devem analisar os projectos remetidos pelos empresários.

    Manuel Valódia deu exemplo de algumas empresas que já deram passos na exportação, como a DT Agro, do Pólo Industrial da Catumbela, com banana, e a pescaria Pesca Fresca, no segmento da transformação da farinha e óleo de peixe, na Baía Farta.

    Na ocasião, sublinhou que o Estado está preocupado com a necessidade de fortalecer o empresariado angolano, tendo em conta a adesão de Angola à Zona de Comércio Livre da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

    Aprovado em Março deste ano pela Comissão Económica do Conselho de Ministros, o Programa de Apoio ao Crédito (PAC) é um instrumento que visa facilitar o acesso ao crédito para os produtores que queiram se dedicar à produção de 54 produtos.

    Trata-se de um projecto que visa materializar o Programa de Produção Nacional, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (Prodesi), com o suporte de nove bancos comerciais que vão disponibilizar USD 434 milhões, destinados às iniciativas do PAC.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Bancos Comerciais adquirem USD 200 milhões disponibilizados pelo BNA

    Dezassete bancos comerciais adquiriram um total de USD 200 Milhões disponibilizados, esta segunda-feira (06), pelo Banco Nacional de Angola...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema