O Banco Mundial aprovou um empréstimo de 138,5 milhões de dólares para ajudar a Namíbia a reforçar sua rede de transmissão e integrar projetos de energia renovável à rede, disse o banco nesta terça-feira.
Um dos países mais secos da África Subsaariana, com muito sol e vento, a Namíbia quer posicionar-se como um centro de energia renovável em conjunto com enormes descobertas de petróleo e gás offshore que transformaram o país num hotspot de exploração global.
A Namíbia é um líder regional numa posição única na transição para um futuro mais verde e sustentável”, disse Satu Kahkonen, diretor do Banco Mundial para a Namíbia, num comunicado.
O empréstimo será utilizado pela empresa nacional de electricidade NamPower, que procura libertar-se das importações de electricidade dos países vizinhos, e será o primeiro projecto energético da Namíbia financiado pelo Banco Mundial.
Além de novos projetos solares e eólicos, a Namíbia também está a desenvolver um projeto de hidrogénio verde no valor de 10 mil milhões de dólares, que será exportado para a União Europeia uma vez concluído.