Segunda-feira, Junho 24, 2024
29.1 C
Lisboa
More

    Secretário de Estado destaca importância do Recenseamento da População

    O secretário de Estado da Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, considerou, esta quarta-feira, em Benguela, o Recenseamento Geral da População e Habitação 2024, como o maior acontecimento mediático no país.

    O responsável, que falava num seminário sobre o Censo da População e Habitação, destacou a importância da participação e colaboração da sociedade, de forma massiva, no recenseamento da população, por ser uma operação estatística complexa que um país pode realizar em tempo de paz.

    “Esta operação deve ser bem preparada de modos a garantir que o Instituto Nacional de Estatística (INE) cumpra com todos os requisitos estabelecidos pelas Nações Unidas e assegure uma informação de elevada qualidade”, afirmou.

    O governante fez questão de sublinhar que, de dez em dez anos, é feita a divulgação dos resultados do Recenseamento Geral da População e Habitação, o que fortalece as principais características demográficas, habitacionais, sócio-económicas e outras.

    “É uma operação que deve engajar todos sem excepção,  mostrando colaboração no exercício cívico e urbano que sempre caracterizou o povo angolano”, enfatizou.

    Nuno Caldas Albino aproveitou a ocasião para apelar as autoridades tradicionais, eclesiásticas, Polícia Nacional, Exército e sociedade civil, para o compromisso patriótico e assumirem-se como provedores fiéis de sensibilização e mobilização da população.

    Por outro lado, o director Provincial dos Registos, Tuca Manuel, afirmou que é uma experiência necessária para a planificação correcta dos esforços,  em relação ao território nacional.

    Defendeu que o território nacional precisa de equilíbrio das acções, dos bens e serviços para a população.

    Para que isso aconteça, advogou, é preciso saber quantos somos, onde estamos e onde vamos, razão pela qual, o Censo está a ser preparado e vai ser realizado.

    Realçou que não é uma actividade formal do Governo, mas obrigatória e rigorosamente necessária para a manutenção da integridade do Estado, fundamentalmente para propostas de acções de intervenção pública.

    O Censo populacional vai realizar-se no próximo mês de Julho. O último foi realizado em 2014. TC/CRB

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Biden e Trump se enfrentam em primeiro debate na quinta-feira

    O primeiro debate entre o democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump na corrida à Casa Branca, marcado...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema