Quarta-feira, Maio 8, 2024
29.4 C
Lisboa
More

    Débil aleitamento materno aumenta taxa de mortalidade infantil

    (Angop)
    (Angop)

    Luanda – Em Angola apenas 14 porcento das crianças são amamentadas com leite materno até aos quatro meses, o que contribui para o aumento da taxa de mortalidade infantil angolana, estimada em 260 mortes por cada mil nados vivos antes de atingirem os cinco anos de vida.

    A Afirmação foi hoje avançada pela médica de neonatologia Elisa Gaspar,  por ocasião da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que decorre desde o dia 1 até 7 do corrente mês.
    Segundo a especialista, a prática do aleitamento materno continua baixa, salientando estar cada vez mais preocupados para o apoio a mãe que estiver a amamentar.
    “estamos constantemente a interagir com as mães que não sabem posicionar os seus filhos para dar de mamar e que não sabem pegar no seio para oferecer ao seu bebé “, disse.
    “O desmame precoce tem impacto negativo na sobrevivência das crianças e em Angola tem vindo a contribuir para o aumento da taxa de mortalidade infantil, estimada em 260 mortes por cada mil nados vivos antes de atingirem os cinco anos”, refere.
    Segundo a OMS que recomenda que deve-se dar o leite materno até os seis meses de vida e após isso poder se introduzir outros alimentos para que o bebé aprenda a mastigar e tenha uns dentes bem corrigidos funcionando a musculatura da boca.
    Considera importante dar o leite materno aos bebés, porque nele tem-se todas as vitaminas e sais que necessitam para o seu desenvolvimento.
    Garantiu ainda que amamentação ajuda a prevenir doenças infecciosas como otites, vómitos, diarreias, minigite, doenças cardiovasculares, diabetes e outras doenças. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE vai usar 3 mil milhões de euros de lucros de ativos russos para ajudar Ucrânia

    Os representantes diplomáticos dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) chegaram a acordo, quarta-feira, para usar parte dos lucros...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema