Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.4 C
Lisboa
More

    Conflitos em África reflectem falta de diversidade étnico-regional dos Governos herdada do colonialismo, diz Marcolino Moco

    A estrutura dos Governos africanos continua a não espelhar a pluralidade de etnias e de regiões de África, lamenta Marcolino Moco, que vê neste desfasamento, herdado da estrutura das antigas metrópoles a principal razão dos conflitos que atingem o continente.

    Na apresentação do seu livro “Angola: Estado-nação ou Estado etnia política?”, realizada no último sábado, 3, na capital portuguesa, Marcolino Moco defendeu que a principal razão para explicar os conflitos nos países africanos é o facto de o Estado africano “ter copiado a estrutura das antigas metrópoles, e por isso não corresponder à verdadeira realidade africana, em que os Estados são compostos por populações que ainda não estavam totalmente integradas numa nação”.

    O autor e antigo primeiro-ministro angolano lembrou que apesar de haver “uma pluralidade de etnias e de regiões com interesses próprios”, os estados continuam a ser “essencialmente centralizados”.

    Em declarações à agência Lusa, o hoje administrador não executivo da Sonangol reforçou que esse modelo de governação, com “demasiada” centralização, é uma influência dos Estados europeus, traduzida na desvalorização do problema da diversidade étnico-regional.

    “As pessoas não querem que se fale nisso enquanto é uma realidade que nos corrói, cria guerra, golpes de Estado”, adiantou, sublinhando ainda a “pouca vergonha” que é a alteração das Constituições por Chefes de Estado, para evitar que “protagonistas de outras etnias os possam incomodar e impedir de ter uma boa vida”.

    O autor defende a integração obrigatória desses grupos nos órgãos de gestão dos Estado, e a criação de “órgãos muito representativos de todas as etnias e regiões, onde pessoas de todas as etnias e todas as regiões se vejam representadas, independentemente de quem ganhou as eleições”. (Novo Jornal Online)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema