Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
16.9 C
Lisboa
More

    Morre poetisa americana Louise Glück, ganhadora do Nobel de Literatura em 2020

    A poetisa americana Louise Glück, premiada com o Nobel de Literatura em 2020, morreu aos 80 anos, confirmou esta sexta-feira à AFP a Universidade de Yale, onde trabalhava como professora. Nascida em Nova York e considerada uma das maiores figuras da poesia nos Estados Unidos, Glück foi premiada pela academia sueca pela “sua voz poética característica”, tornando-se a 16ª mulher a ganhar o prémio literário.

    Glück ganhou o prêmio Nobel por sua “inconfundível voz poética que, com austera beleza, faz da existência individual universal”. A poetisa estreou na literatura em 1968 e é autora 12 coletâneas de poemas e de alguns volumes de ensaios sobre o fazer poético.

    Ao longo da carreira, já recebeu prêmios importantes, como o Pulitzer e o National Book Award. Em 2015, ela recebeu, do presidente americano Barack Obama, a Medalha Nacional de Artes e Humanidades. Conhecida por seus versos límpidos e autobiográficos, ela com frequência recorria à mitologia greco-romana, à natureza e à história para refletir sobre o cotidiano e a vida moderna.

    Entre seus principais livros estão “The Triumph of Achilles” (O triunfo de Aquiles), de 1985, e “Ararat” (referência ao Monte Ararat onde, segundo a Bíblia, a arca de Noé atracou depois do dilúvio). Em “Ararat”, Glück se esforçou para encontrar uma dicção mais prosaica, sem adornos e que fluisse naturalmente. Em seus ensaios, ela se debruçou sobre poetas T.S. Eliot, John Keats e George Oppen.

    A poetisa nasceu em Long Island, no estado de Nova York, estudou na Universidade Columbia e já lecionou em diversas instituições de ensino superior nos EUA. Numa entrevista à revista literária “Poets & Writers Magazine”, ela afirmou que poetas precisam viver a vida para poder produzir algo de original e que “reprimir impulsos passionais em favor da arte” é um “erro terrível”.

    Publicidade

    spot_img
    FonteO Globo

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    França pretende organizar a primeira reunião para discutir a ligação de infraestrutura entre a Índia e a UE

    A França está a preparar uma primeira reunião para discutir uma ligação infraestrutural que ligaria a Índia à Europa...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema