Sexta-feira, Março 1, 2024
11.7 C
Lisboa
More

    Aumento das rendas: Governo pondera possibilidade de um travão

    O Governo está a estudar a possibilidade de definir um “travão” para o aumento das rendas. A informação foi avançada pelo primeiro-ministro, esta quarta-feira, à margem da visita a uma residência de estudantes no Porto.

    “A questão de fundo do aumento do custo da habitação é o que procuramos responder com o programa Mais Habitação”, sendo que uma parte dos diplomas já está aprovada, começou por frisar.

    “Neste momento ainda não está definido” qual será o travão às rendas, adiantou António Costa.

    “O Governo está a avaliar, vai falar obviamente com as associações de proprietários, com as associações de inquilinos, e procurar encontrar qual é o valor que seja mais próximo possível daquilo que é a possibilidade das famílias, e também daquilo que é o valor fixado na lei”, acrescentou.

    “Investimento gigantesco”

    Na inauguração da residência universitária no Porto, o primeiro-ministro afirmou ainda que, “neste momento, o que está a ocorrer em todo o país – entre universidades, politécnicos, autarquias – é um investimento gigantesco, como nunca foi feito em alojamento estudantil”.

    “O plano que temos é, até ao final de 2026, duplicarmos o número de camas disponíveis, porque temos bem em consciência que hoje a maior barreira de acesso ao Ensino Superior para muitos estudantes deslocados é mesmo o custo do alojamento”, declarou António Costa aos jornalistas.

    Para o chefe de Governo, “a chave está, obviamente, na conclusão destes trabalhos”.

    Sobre o início do ano letivo e a situação dos docentes, o primeiro-ministro referiu que “vamos ter nos próximos anos um conjunto elevado de professores que se vai reformar” e que, por isso, “precisamos de formar novas gerações de professores”.

    “O ano passado houve um aumento de 14 por cento no número de estudantes que entraram para as escolas superiores de educação”, sendo que este ano foram 21 por cento, relembrou.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRTP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Índia e África do Sul bloqueiam acordo de investimento nas negociações da OMC

    A Índia e a África do Sul apresentaram uma objeção formal contra um acordo de investimento na reunião...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema