Sábado, Maio 18, 2024
16.3 C
Lisboa
More

    Portugal celebra 50 anos do 25 de Abril

    Revolução dos Cravos significou o fim da ditadura, mas também o início da estrada para a integração na futura União Europeia.

    Portugal festejou, esta quinta-feira, 50 anos sobre uma das datas mais importantes de toda a sua história: a revolução de 25 de Abril de 1974, que pôs fim a quase cinco décadas de ditadura e que ficou celebrizada em todo o mundo como a Revolução dos Cravos.

    O dia marcou um ponto de viragem não só para Portugal e abriu caminho à entrada do país na União Europeia, então Comunidade Económica Europeia, que viria a acontecer em 1986.

    A data também foi celebrada em Bruxelas. DissePedro Marques, eurodeputado socialista português: “Representou o fim do antigo regime e a chegada da democracia ao meu país, mas foi também Portugal a dizer “olá” à Europa. Por isso, para mim é incrível estar aqui a comemorar a Democracia e a lutar contra o fascismo, como temos de fazer na Europa, no dia em que tenho de deixar este Parlamento”.

    A revolução, que decorreu quase sem derramamento de sangue, foi liderada por um grupo de oficiais subalternos do exército, que ficaram para a história como os Capitães de Abril, com o objetivo não só de estabelecer a democracia em Portugal, mas também pôr fim às longas e sangrentas guerras coloniais contra os movimentos independentistas em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema