Quarta-feira, Maio 8, 2024
27.5 C
Lisboa
More

    Após acordo com o Irão, Arábia Saudita discute paz no Iémen com rebeldes Houthis

    Após acordo com o Irão e a decisão tomada no seio da OPEP+ de reduzir a produção de petróleo para influenciar os preços, contrariando assim a posição dos Estados Unidos, a Arábia Saudita prossegue a sua política de remodelação do quadro geopolítico do médio-oriente.

    Entidades oficiais da Arábia Saudita estão na capital do Iémen para conversações com os rebeldes Houthis apoiados pelo Irão.

    A delegação saudita é chefiada pelo embaixador no Iémen Mohammed bin Saeed-Al-Jaber que vai manter conversações com Mahdi al-Mashart dirigente do conselho político supremo que governa áreas controladas pelos rebeldes no Iémen.

    Uma delegação de Oman que chegou a Sanaa ontem vai também participar nas conversações.

    Mohammed al-Bukaiti, um lider Houthi disse que representantes sauditas e de Oman vão discutir “meios para se alcançar uma paz duradoira e global na região”.

    Al-Bukaiti disse que alcançar uma paz honorável entre Houthis e a Arábia Saudit será “um triunfo para ambas as partes” e apelou a todas as partes para tomarem medidas para “se preservar uma atmosfera pacífica e para se preparar o virar da página do passado”.

    A Arábia Saudita não fez qualquer comentário.

    O conflito começou em 2014 quando os Houthis apoiados pelo Irão derrubaram o governo internacionalmente reconhecido levando a Arábia Saudita a intervir militarmente.

    A Arábia Saudita e o Irão recentemente acordaram o restabelecimento de relações diplomáticas e as conversações visam obter um cessar fogo de seis meses de modo a permitir negociações entre todas as partes do Iémen.

    Publicidade

    spot_img
    FonteVOA

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE vai usar 3 mil milhões de euros de lucros de ativos russos para ajudar Ucrânia

    Os representantes diplomáticos dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) chegaram a acordo, quarta-feira, para usar parte dos lucros...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema