Quarta-feira, Abril 17, 2024
20 C
Lisboa
More

    Suprema Corte de Israel anula lei controversa que limitava poder judicial

    A Suprema Corte de Israel derrubou nesta segunda-feira uma lei polêmica aprovada pelo governo de direita do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que revogava parte do poder do tribunal superior e havia gerado protestos em todo o país.

    A lei fazia parte de uma reforma do sistema judicial proposta por Netanyahu e a sua coligação formada por partidos religiosos e nacionalistas, que causou uma profunda divisão em Israel e preocupação sobre os princípios democráticos do país entre os aliados ocidentais.

    A decisão judicial desta segunda-feira voltou a ser manchete em Israel, onde o noticiário tem sido dominado pela guerra desde que o Hamas realizou um ataque mortal no sul de Israel no dia 7 de outubro.

    A nova legislação apresentada ao tribunal havia removido uma, mas não todas, as ferramentas que a Suprema Corte dispõe para anular as decisões do governo e dos ministros. Ela retirava a capacidade do tribunal de anular decisões que considerasse “irracionais”.

    Oito dos 15 juízes decidiram a favor da anulação da lei, disse o tribunal.

    O partido Likud de Netanyahu disse que a decisão foi infeliz e que se opôs “à vontade do povo pela unidade, especialmente durante tempos de guerra”.

    Os parlamentares da oposição elogiaram a decisão da corte.

    A Suprema Corte, num resumo da sua decisão, disse que a maioria dos juízes decidiu anular a lei porque prejudicaria gravemente a democracia de Israel.

    Por Ari Rabinovitch

    Publicidade

    spot_img
    FonteREUTERS

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Relação diz “que não há qualquer indício” de que António Costa tenha falado com Lacerda Machado sobre Sines

    O Tribunal da Relação de Lisboa não encontrou nos autos da investigação da Operação Influencer, que resultou na demissão...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema