Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.4 C
Lisboa
More

    Angola e União europeia rubricam acordos

    A União Europeia (UE) e o Governo angolano rubricaram, esta quinta-feira, em Luanda, três acordos avaliados em 120.1 milhões de euros, no âmbito do Programa Indicativo Plurianual (PIP) 2021-2027 para Angola.

    Dos acordos assinados pela chefe da delegação da UE, Jeannette Seppen, e pelo ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, consta o programa de revitalização da agricultura, que está avaliado em 40 milhões de euros, destinados a dinamizar a rede de 12 institutos agrários.

    O referido programa agrícola, segundo Jeannette Seppen, vai potenciar a criação de emprego de estudantes e dinamizar a adaptação do sector agrícola no que toca as alterações climáticas e as necessidades nutricionais do país.

    Jeannette Sppen disse ainda que o programa vai transformar tais institutos em benefício da comunidade, através de actividades de extensão e melhoria das infra-estruturas.

    De acordo com a responsável, o segundo programa é relativo à formalização da economia, incluindo a protecção social e apoio à gestão das finanças públicas, que conta, actualmente, com um financiamento de 62 milhões de euros, provenientes da União Europeia.

    Apontou ainda o programa, avaliado em 17 mil e 500 euros, que visa facilitar o apoio das estratégias de desenvolvimento do Governo de Angola.

    Na ocasião, o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, precisou que tais assinaturas constam da partilha de experiência e boas práticas entre Angola e a União Europeia.

    Daí que, indicou, Angola tem sido objecto de crescente atenção da parte de muitos países e agências internacionais de desenvolvimento, devido, não só, as reformas de natureza político-económica, mas sobretudo aos ajustamentos institucionais.

    Fez saber que um processo constante e permanente que visa o aumento da transparência, através da adopção de boas práticas de gestão, tem sido factor de atracção de investimento estrangeiro e de credibilidade, junto de instituições de financiamento ao desenvolvimento.

    Baseado nos instrumentos de planeamento do Governo, nomeadamente a Estratégia de Longo Prazo Angola 2050, em fase conclusiva, as perspectivas do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, a União Europeia designou os seus domínios prioritários para Angola no período 2021-2027.

    A União Europeia destacou a diversificação económica sustentável, governação transparente, responsável e eficaz, bem como o estado do desenvolvimento humano.

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema