Quarta-feira, Maio 8, 2024
19 C
Lisboa
More

    Abertura de novas estradas no Huambo facilita o escoamento de bens agrícolas

    O ministro do Urbanismo e Construção, Fernando da Fonseca quarta-feira à inauguração de 346 quilómetros de estradas nacionais nos troços Cachiungo/Cutato, no Bié, Bailundo/Cachiungo, Bailundo/Mungo, no Hu­ambo, Balombo/Alto Hama, Benguela e Huambo, no quadro do programa do Executivo de extensão da rede viária.
    Fernando da Fonseca disse, na cerimónia inaugural, que as estradas vão permitir a circulação e a extensão da administração para o apoio às populações, garantindo também a assistência médica e medicamentosa.
    Com a inauguração destas estradas o escoamento de produtos do campo para os principais mercados de comercialização deixa de constituir preocupação para as populações, principalmente para aquelas que se dedicam à actividades agrícola.
    A abertura das vias fundamentais, disse o ministro, representa a unidade nacional de todos os angolanos. Fernando da Fonseca reafirmou o compromisso do Executivo em continuar a construir e reabilitar outras vias de acesso.
    O rei do Bailundo, Francisco Armando Kalupeteka (Ekuikui V), em declarações à imprensa, enalteceu o esforço do Executivo referindo que a estrada vai facilitar o intercâmbio entre as localidades. Em nome do seu povo, prometeu conservar este bem fundamental ao desenvolvimento do país.
    O director provincial das Obras Públicas, José Adolfo, fez saber que 4.797quilómetros da rede viária, entre estradas secundárias e terciárias, já foram reabilitados no Huambo. Acrescentou que cerca de 120 quilómetros de ruas, dos municípios do Huambo, Caála, Bailundo, Tchicala-cholohanga e Cachiungo estão totalmente reabilitação, estando em curso a requalificação das ruas da vila do Longonjo.
    As trocas comerciais e o escoamento de produtos do campo para os principais mercados aumentaram, principalmente nas zonas de maior produção, com a reabilitação das estradas nacionais, secundárias e terciárias.

    As deslocações da cidade do Hu­ambo para o norte, leste e sul da província são feitas em pouco tempo, com ligação às províncias vizinhas de Malange, Bié, Kwanza-Sul, Benguela e Huila. José Adolfo disse que as obras no troço rodoviário Bailundo-Luvemba e Luvemba-Kassongue, na província do Kwanza-Sul, que tiveram início em Fevereiro deste ano, estão em fase de conclusão.
    O objectivo, sublinhou, é expandir a rede viária. No quadro do Programa de Investimentos Públicos, o governo do Huambo está a construir também três pontes de carácter definitivo sobre os rios Luvulo e Mutuacuva.
    No município do Mungo, o administrador municipal, António Kotingo, disse que está a ser feito um grande esforço para impulsionar o progresso e o bem-estar das populações.
    António Kotingo salientou que o troço Mungo-Calussinga (Bié) ficou  intransitável durante mais de 30 anos, mas sublinhou que hoje as duas regiões voltaram a ser ligadas por terra. A comuna do Cuima, no município da Caála, e o sector do Ngove ficaram mais próximos, com as obras de recuperação deste troço. O administrador comunal, Faustino Tchinduva, argumentou que a circulação para várias regiões está agora mais facilitada, o que permite o ressurgir  de actividades comerciais.
    Além de melhorar a circulação, a reabilitação de estradas está também a proporcionar emprego a muitos jovens da região.
    Zacarias Cassinda, Anacleto Jamba e Menezes Molossande são jovens que antes exerciam actividades comerciais no mercado informal, mas dizem que com as obras de reabilitação de estradas conseguiram também os seus primeiros empregos.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Banco Mundial aprova empréstimo de 138,5 milhões de dólares à Namíbia para a transição energética

    O Banco Mundial aprovou um empréstimo de 138,5 milhões de dólares para ajudar a Namíbia a reforçar sua rede...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema