Segunda-feira, Maio 20, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Ministro russo acusa Ocidente de tentar expandir guerra da Ucrânia para Ásia-Pacífico

    O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse que o Ocidente quer expandir o conflito na Ucrânia para a região da Ásia-Pacífico, informou a mídia estatal russa, citando comentários feitos em um fórum de defesa em Pequim nesta segunda-feira.

    Falando no Fórum Xiangshan, o maior evento de diplomacia militar da China, Shoigu disse que a Otan está encobrindo um aumento de forças na região da Ásia-Pacífico com um “desejo ostensivo de diálogo”, informou a agência de notícias russa TASS.

    Shoigu disse que os países da Otan estão promovendo uma corrida armamentista na região, aumentando sua presença militar e a frequência e a escala dos exercícios militares na região.

    As forças dos Estados Unidos usarão o intercâmbio de informações com Tóquio e Seul sobre lançamentos de mísseis para deter a Rússia e a China, disse Shoigu. Ele também acusou Washington de tentar usar as mudanças climáticas e os desastres naturais como desculpa para “intervenções humanitárias”.

    Ao mesmo tempo, ele disse que a decisão da Rússia de revogar sua ratificação do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares não significa o fim do acordo.

    “Estamos apenas buscando restaurar a paridade com os Estados Unidos, que não ratificaram esse tratado”, afirmou Shoigu, segundo a agência de notícias russa RIA. “Não estamos falando sobre sua destruição.”

    Shoigu disse que Moscou estava pronta para conversações sobre a solução pós-conflito da crise da Ucrânia sobre uma maior “coexistência” com o Ocidente, mas que os países ocidentais precisavam parar de buscar a derrota estratégica da Rússia.

    Deixando claro que as condições para tais conversações ainda não foram estabelecidas, Shoigu disse: “Também é importante garantir relações iguais entre todas as potências nucleares e os membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que têm a responsabilidade especial de manter a paz e a estabilidade global”.

    Por Lidia Kelly, em Sydney

    Publicidade

    spot_img
    FonteREUTERS

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema