Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.4 C
Lisboa
More

    Capital do Zimbábwe amanhece calma apesar do clima de tensão no país

    Harare, capital do Zimbábwe, amanheceu nesta quinta-feira em aparente calma, apesar do clima de tensão vivido no país após a intervenção militar contra o governo de Robert Mugabe.

    O tráfego recuperou seus níveis habituais, na zona diplomática de Mount Pleasant desapareceram os controles que foram levantados ontem e as escolas retomaram suas aulas.

    O diretor da Comissão de Administração Pública do Zimbábue, Mariyawanda Nzuwah, pediu a todos os funcionários que fossem trabalhar, segundo publica o jornal estatal “The Herald”.

    “Espera-se que todos os funcionários apareçam no local de trabalho todos os dias a tempo de servir o povo do Zimbábwe”, manifestou Nzuwah, garantindo que todos os funcionários públicos – incluindo membros do Exército – receberiam seu salário a tempo.

    Muitas pessoas não trabalharam ontem, depois que os militares bloquearam os acessos aos principais edifícios governamentais da cidade, assim como o Parlamento.

    Enquanto Mugabe segue sob prisão domiciliar, o outrora fiel a ele – e ao seu partido, a União Nacional Africana do Zimbábue – Frente Patriótica (ZANU-PF) -, “The Herald”, publica hoje um editoral onde comenta que, “se a intervenção militar pode fazer com que os cargos do partido voltem suas atenções para aqueles que votaram neles, a ação já terá feito muito” pela ZANU-PF.

    Durante o dia de ontem, segundo confirmaram veículos de imprensa locais, os militares prenderam três ministros com aspirações políticas da primeira-dama, Grace Mugabe, que aparecia como candidata a vice-presidente depois que seu marido destituiu, na semana passada, Emmerson Mnangagwa.

    Precisamente, saída do antigo vice-presidente, um incondicional do partido e veterano de guerra que surgia como possível sucessor de Mugabe, de 93 anos e no poder desde a década de 1980.

    A escalada de tensão começou na tarde da última terça-feira, quando vários tanques foram vistos em direção a Harare. (UOL)

    por Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema